
O Hospital Regional de Patos, unidade integrante da rede hospitalar estadual, recebeu no último fim de semana a equipe itinerante de oftalmologia do programa Opera Paraíba e contemplou 249 pacientes com cirurgias de catarata. A iniciativa beneficiou moradores de Patos e de mais 31 cidades do interior do estado.
Só no final de semana o Opera Paraíba realizou 785 procedimentos distribuídos em 15 cidades. As cirurgias foram nas especialidades de cirurgia geral, ginecológica, endometriose, catarata, pterígio, calázio, pediátricas, urológicas, otorrino, proctologia, ortopedia, pequenos procedimentos e cabeça e pescoço. O Opera Paraíba é uma iniciativa do Governo da Paraíba, criado em 2019, que visa agilizar o atendimento das pessoas que estão na fila de cirurgias.
Uma das pessoas beneficiadas recentemente foi a aposentada Maria Lúcia Lima, de 66 anos, da cidade de São José de Espinharas. Ela passou por cirurgia de catarata no Hospital Regional de Patos e conta que esse já foi o procedimento do segundo olho. “Fiz a cirurgia do olho direito no dia 31 de agosto, em Patos, e ocorreu tudo bem e agora estou aqui novamente para fazer o do esquerdo. Antes, era tudo embaçado, agora estou com minha vista limpinha”, afirmou.
A agricultora Maria José Silva, da cidade de São José de Princesa, foi outra paciente deste ciclo em Patos. Ela também elogiou o atendimento. “Eu quase não enxergava mais com a vista embaçada. Toda vez que eu fazia exame, o médico dizia que eu precisava fazer a cirurgia e eu fui adiando com medo. Mas agora estou aqui para fazer e só tenho a agradecer por tudo”, disse ela.
Como ter acesso: Para participar do Opera Paraíba, o paciente usuário do SUS deve procurar a secretaria municipal de saúde do seu município, ou fazer o cadastro pelo endereço eletrônico operaparaiba.pb.gov.br, preencher o formulário, anexando exames e laudo ou encaminhamento médico que confirme a necessidade de uma cirurgia.
Por Secom-PB
Hospital Regional Hospital Regional de Patos registra 297 atendimentos e 22 cirurgias no feriado da Páscoa
Resgate aeromédico Bebê de 32 dias é transferido por equipe aeromédica de Sousa para João Pessoa em operação pela vida
Síndrome Paraíba tem 80% dos leitos de UTI ocupados por pacientes com síndromes respiratórias, diz secretário de Saúde
AVANÇOS Patos ganha destaque e Paraíba se consolida como referência no Nordeste em transplantes, com mais de 2,3 mil procedimentos realizados
santa Gertrudes Moradora aponta limitações no atendimento médico em unidade de Santa Gertrudes
Hospital Regional Hospital Regional de Patos registra 270 atendimentos e alta demanda no fim de semana
SAÚDE E EDUCAÇÃO Clínica Escola de Nutrição do Unifip oferece atendimento de qualidade com valores acessíveis
Vacinação Influenza Mais de 3 mil doses: Dia D de vacinação contra Influenza é sucesso em Patos e reforça importância da prevenção
CAPACITAÇÃO Secretaria de Saúde de Catingueira inicia capacitação sobre sistema e-SUS PEC Mín. 22° Máx. 32°