Dando continuidade às oficinas de capacitação para profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas), voltadas ao atendimento e garantia de direitos das pessoas com deficiência, acontece até esta quinta-feira (10), em Patos, a apresentação do Projeto +ProteçãoPB. O evento inclui o curso “Anticapacitismo no Suas: aprimoramento das intervenções profissionais na rede socioassistencial”, que busca preparar melhor os trabalhadores para lidar com essa demanda.
A primeira etapa do projeto ocorreu em João Pessoa, de 16 a 18 de setembro, durante o Mês de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência. A próxima edição será realizada em Campina Grande, ainda em outubro, com data a ser confirmada. O curso aborda temas como o marco regulatório dos direitos das pessoas com deficiência e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de oferecer uma palestra sobre anticapacitismo.
Emília Oliveira, coordenadora estadual de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, destacou a importância do projeto para a formação regionalizada dos profissionais do Suas. A educadora Claudete Gomes, que também ministra aulas, reforçou a relevância da qualificação para os serviços de média e alta complexidade. Participantes, como Rafaela dos Santos, secretária adjunta de Assistência Social de Mãe D’Água, elogiaram a iniciativa, ressaltando a troca de experiências proporcionada.
Mín. 23° Máx. 36°