
O Governo Federal deu início, nesta terça-feira (22), aos testes do primeiro trecho do Ramal do Apodi, em Cajazeiras, no sertão da Paraíba. O projeto faz parte da obra de transposição do Rio São Francisco e visa garantir o abastecimento de água em regiões do semiárido nordestino.
A água do Rio São Francisco começou a ser liberada da Barragem de Caiçara e percorreu até o Rápido Arruído, etapa crucial para verificar o funcionamento das novas estruturas construídas ao longo do ramal. Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o primeiro trecho já está 100% concluído e a previsão é que seja entregue em novembro deste ano.
Com uma extensão de 115,5 km, o Ramal do Apodi passará por estados como Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, beneficiando diretamente 54 cidades e aproximadamente 750 mil pessoas. A obra, que ainda está com cerca de 65% de execução total, prevê um investimento de R$ 1,7 bilhão.
O secretário Nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, destacou a importância da conclusão dessa etapa, afirmando que o projeto é um marco no desenvolvimento da infraestrutura hídrica para o Nordeste. O ramal será um alívio para regiões que sofrem com a escassez de água, garantindo maior segurança hídrica para as populações locais e impulsionando o desenvolvimento da região.
O Ramal do Apodi faz parte do projeto maior de transposição do Rio São Francisco, que visa combater os efeitos da seca e melhorar a distribuição de água nas áreas mais áridas do Nordeste brasileiro.
Por Patos Online
Com Portal Correio
POLICIAL Pai atira contra residência durante discussão e acaba ferindo o próprio filho em Cajazeiras
LOTERIAS Duas apostas de Cajazeiras acertam a quadra da Mega-Sena; Sertão soma nove bilhetes premiados
POLICIAL Polícia Civil apreende 10 quilos de crack e prende suspeito em Cajazeiras
POLÍCIA Força Tática apreende drogas e prende três suspeitos durante operação em Cajazeiras
VIOLÊNCIA Mulher investigada por homicídio de servente de pedreiro é encontrada morta em área de mata na entrada de Cajazeiras
TRAGÉDIA Idosa natural de Cajazeiras é morta a facadas pelo genro em São Paulo; autor se jogou de edifício após o crime
OPERAÇÃO PURGATIO Operação da Polícia Civil prende 10 suspeitos e apreende mais de mil munições no Sertão da Paraíba
INVESTIGAÇÃO Homem que estava desaparecido é encontrado morto em Cajazeiras; Polícia Civil investiga homicídio
POLÍCIA Escola estadual é alvo de furto e câmeras registram ação de criminoso em Cajazeiras Mín. 19° Máx. 35°