
Com o objetivo de dar mais celeridade ao processo de alta dos pacientes, o serviço de Hemodinâmica instalado no Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, pertencente à rede estadual de saúde e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), implantou a visita multiprofissional em sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica. A iniciativa favorece melhores resultados clínicos, aumentando a segurança e qualidade no atendimento ao paciente, pois conta com a presença de fisioterapeuta, enfermeiro, técnico em enfermagem, médico plantonista, coordenação médica e coordenação de práticas assistenciais.
Já foram realizadas duas visitas, sendo a mais recente realizada nesta terça-feira (29). Segundo o médico cardiologista Lucas Xavier, líder de Práticas Médicas da Hemodinâmica de Patos, a visita multiprofissional tem grande importância para o acompanhamento longitudinal do paciente por possibilitar uma integração entre as equipes. “Neste momento de visita, tentamos achar soluções para os problemas que vamos enfrentar, estipular o tempo de alta e resolver pendências do paciente como algum exame laboratorial e exame de imagem, que são essenciais para a gente poder chegar de forma adequada para o paciente e efetivar a rotatividade de leito na UTI, ne enfermaria e na unidade de cuidados cardiológicos”, explicou.
De acordo com a coordenadora de Práticas Assistenciais da Hemodinâmica de Patos, Kamila Leite, a presença de múltiplos profissionais facilita a troca de informações, colabora com uma visão mais ampla sobre o paciente e garante que todos estejam alinhados quanto ao plano de cuidado. “A interação entre as diferentes especialidades promove discussões que podem levar a decisões mais embasadas sobre o tratamento do paciente, resultando em intervenções mais rápidas e eficazes. Durante a visita, podemos observar o estado geral do paciente, verificar suas necessidades conforme a avaliação de cada profissional e, assim, podemos agilizar todo o processo de restauração da saúde, reduzindo o tempo de internação de forma segura”, afirmou.
As visitas multiprofissionais deverão ocorrer semanalmente ou de acordo com a necessidade dos pacientes. Para a coordenadora administrativa da Hemodinâmica de Patos, a implantação da visita multiprofissional no serviço é mais uma iniciativa que beneficia os usuários, fortalecendo o cuidado e agregando valor ao tratamento. “Todo paciente é um ser complexo e assim precisa ser tratado com muito cuidado e eficiência. Diante de tamanha complexidade, ter um olhar multiprofissional é essencial para que o tratamento seja bem-sucedido”, concluiu.
Desaparecida Donos estão à procura de cadelinha desaparecida no bairro Novo Horizonte, em Patos-PB
Avanços em saúde Diretor técnico do Hospital Regional de Patos explica procedimentos no serviço de hemodinâmica
Maus-Tratos Égua ferida é resgatada no bairro Liberdade em ação da Polícia Ambiental e Prefeitura de Patos
Ensino Superior UNIFIP divulga cursos com descontos de até 60% para novos estudantes
Parque da Criança Prefeitura de Patos inicia poda e limpeza da área do futuro Parque Municipal da Criança
Mudanças Detran-PB amplia atendimento no setor de Habilitação com serviços aos sábados
Pedido de ajuda Cuidadora faz apelo por ajuda após cachorra dar à luz na ponte do Hiper Queiroz, em Patos
Nota Mil ECIT José Américo de Almeida, em São José de Espinharas, se destaca como referência de excelência educacional com premiação Escola Nota Mil
Balanço Patos termina 2025 com mais de 66.500 eleitores e perde mais de 1.300 votantes em um ano Mín. 22° Máx. 36°