
A Justiça Eleitoral reabriu, nesta terça-feira (5), o cadastro eleitoral, que estava fechado desde o dia 5 de maio para a preparação das Eleições 2024. Com a retomada, eleitoras e eleitores de todo o país podem voltar a acessar serviços desta Justiça Especializada como emissão do primeiro título, transferência de domicílio, atualização de dados cadastrais, entre outros.
Para quem tem a biometria cadastrada, a maioria dos serviços pode ser realizada remotamente, sem precisar sair de casa, pelo Título Net, por meio do Autoatendimento Eleitoral, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É necessário que o eleitor fique atento e anexe a documentação requerida para cada tipo de solicitação.
Completada as etapas do autoatendimento, a eleitora ou o eleitor deve aguardar a análise do pedido pela Justiça Eleitoral. O processo também pode ser acompanhado pela internet. Basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase.
O comparecimento presencial ao cartório é obrigatório apenas nos casos de alistamento eleitoral (emissão do primeiro título) e atualização biométrica. Para isso, a pessoa deve acessar a página do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) onde constam todas as informações das Zonas Eleitorais da Paraíba.
O título de eleitor é documento obrigatório na hora de efetuar a matrícula na universidade. Se você está fazendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano, aproveite para tirar o título com antecedência e tranquilidade. Em períodos de alta procura, pode haver uma demora maior para o processamento dos dados pela Justiça Eleitoral.
Para tirar o título, é preciso comparecer ao cartório ou unidade de atendimento com: carteira de identidade, carteira de trabalho ou certidão de nascimento ou de casamento; comprovante de residência original e recente; e certificado de quitação com o serviço militar para os homens com mais de 18 anos.
Além disso, o alistamento e a regularidade das obrigações eleitorais são condições necessárias para tomar posse em cargo público, emitir passaporte e, no caso de servidores de órgãos públicos, receber vencimentos.
Clique AQUI e assista o vídeo produzido pela Justiça Eleitoral sobre os serviços disponíveis com a reabertura do Cadastro Eleitoral.
Por Ascom/TRE-PB
  Conscientização   Secretaria de Meio Ambiente de Matureia lança o Projeto Cidade Limpa  
  Eleições 2026  Nabor Wanderley amplia força política e recebe apoios de Jane e Emerson Panta, em Santa Rita  
  Nova Emenda  Vereadora Tide Eduardo destaca aprovação de lei que permite a vereadores assumirem cargos no Governo do Estado sem perder o mandato 
  Falta de Vascular  Vereador Galeguinho da Van cobra presença de médico angiologista para atender paciente no Frei Damião, em Patos  
  Convênio  Prefeitura de Cacimba de Areia firma convênio com o UNIFIP para estágio de universitários no município  
  Eleições 2026  No Brejo, 13 prefeitos anunciam apoio à pré-candidatura de Nabor Wanderley ao Senado Federal 
  Baixa Umidade   Inmet emite alerta de perigo para clima extremamente seco em Patos e outras cidades da Paraíba  
  Análise  “Voto volátil” deve definir as eleições de 2026, analisa Eryvelton Lima, do Instituto Data Ducks  
  Nova sede  Patos dá passo histórico com lançamento da Pedra Fundamental do Fórum da Justiça Federal Mín. 23° Máx. 37°