
A Operação Carro-Pipa, que garante o fornecimento de água para comunidades de 70 municípios da Paraíba, foi oficialmente suspensa. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (22) pelo Escritório Regional do Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército e direcionado aos coordenadores da Defesa Civil.
De acordo com o comunicado, a paralisação ocorre devido à falta de descentralização de recursos financeiros pelo Governo Federal. “Informo a Vossa Senhoria que a Operação Carro-Pipa (OCP) está suspensa temporariamente devido à falta de descentralização de recursos financeiros. Em consequência, a partir do dia 25 de novembro, não haverá distribuição de água às comunidades dos municípios”, diz o aviso.
O coordenador da Defesa Civil de Junco do Seridó, Gerônio Neto, afirmou que prefeitos e gestores locais já começaram a mobilizar parlamentares para buscar soluções imediatas. Ele destacou que a suspensão ocorre em um período crítico, quando a elevação das temperaturas aumenta a necessidade de acesso à água.
“A interrupção da operação em um momento de calor intenso pode ter consequências graves para as populações que dependem exclusivamente desse abastecimento”, ressaltou Gerônio.
Uma crise anunciada?
A suspensão da operação reacende o debate sobre a segurança hídrica no semiárido paraibano. Com comunidades inteiras dependendo do abastecimento realizado pelos pipeiros, a paralisação ameaça a saúde e o bem-estar de milhares de famílias.
Lideranças locais esperam que uma solução seja apresentada rapidamente para evitar o agravamento da crise. A Operação Carro-Pipa é uma das principais ações de enfrentamento aos efeitos da seca e sua interrupção pode trazer impactos significativos.
O Patosonline.com continuará acompanhando o desenrolar dos acontecimentos e as negociações em busca de uma solução para o problema.
Por Patos Online
Com informações de Wallison Bezerra/MaisPB
Investigação Caso Master: Toffoli prorroga por mais 60 dias investigação da PF
Operação Carro-Pipa Pipeiros denunciam atraso no pagamento desde outubro e ameaçam paralisar a Operação na PB; Exército diz aguardar recursos, mas governo afirma que repasses estão em dia
Conscientização Prefeitura de Teixeira espalha coletores pela cidade e reforça a conscientização sobre o descarte correto do lixo
URGENTE Moraes determina transferência de Bolsonaro para a Papudinha, em Brasília
Eleições em dobro Walber Virgolino diz que mantém diálogo com Efraim Filho e Sérgio Queiroz sobre a eleição suplementar de Cabedelo
Veto Lula sanciona Orçamento de 2026 com veto de cerca de R$ 50 milhões em recursos para a Saúde da Paraíba
Parecer MPE-PB aponta ausência de provas e defende a manutenção dos mandatos de prefeito e vice em Areia de Baraúnas
Reconhecimento Francisca Motta aponta avanços e celebra momento histórico da educação na Paraíba
Investimentos Princesa Isabel vai receber primeira unidade de Oncologia da Serra do Teixeira com investimento de R$ 8 milhões Mín. 23° Máx. 36°