
Neste sábado (23), o senador Efraim Filho (União Brasil-PB) manifestou sua indignação com a suspensão da Operação Carro-Pipa devido à falta de recursos do Governo Federal. O parlamentar classificou a situação como "inadmissível" e afirmou estar disposto a obstruir votações de interesse do governo caso os recursos necessários para o restabelecimento do programa não sejam garantidos.
“Água é vida! É inadmissível que tenhamos que lidar com a falta d’água em pleno século XXI, enquanto aguardamos a conclusão de obras como a Transposição do São Francisco, Vertentes Litorâneas e a Adutora do Pajeú. Junto com outras bancadas do Nordeste, se tivermos de paralisar e obstruir votações de interesse do governo, faremos até que sejam garantidos os recursos para manutenção do abastecimento de água”, afirmou o senador.
Efraim destacou que a bancada paraibana precisa intensificar esforços em Brasília contra a suspensão do abastecimento hídrico e criticou a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender a execução do orçamento, atribuindo a ela parte da responsabilidade pela paralisação.
“Com certeza, essa suspensão dos carros-pipa já é um dos efeitos nocivos da decisão equivocada do STF em suspender a execução do Orçamento sem observar os critérios de urgência e necessidade de casos como esse. Isso limita a velocidade para se reverter a paralisação indevida”, declarou.
Em um esforço para evitar novas suspensões, o senador afirmou que tem dialogado com ministérios em Brasília. Ele enfatizou a gravidade da situação, especialmente no período mais quente do ano, quando a demanda por água é ainda mais crítica. “É impensável que os municípios fiquem sem água”, concluiu.
A Operação Carro-Pipa é fundamental para o abastecimento hídrico de comunidades rurais e municípios do Nordeste, principalmente em períodos de estiagem severa, como o atual. A suspensão da iniciativa tem gerado preocupação entre os parlamentares e a população afetada.
Patosonline.com
Com informações do MaisPB
Investigação Caso Master: Toffoli prorroga por mais 60 dias investigação da PF
Operação Carro-Pipa Pipeiros denunciam atraso no pagamento desde outubro e ameaçam paralisar a Operação na PB; Exército diz aguardar recursos, mas governo afirma que repasses estão em dia
Conscientização Prefeitura de Teixeira espalha coletores pela cidade e reforça a conscientização sobre o descarte correto do lixo
URGENTE Moraes determina transferência de Bolsonaro para a Papudinha, em Brasília
Eleições em dobro Walber Virgolino diz que mantém diálogo com Efraim Filho e Sérgio Queiroz sobre a eleição suplementar de Cabedelo
Veto Lula sanciona Orçamento de 2026 com veto de cerca de R$ 50 milhões em recursos para a Saúde da Paraíba
Parecer MPE-PB aponta ausência de provas e defende a manutenção dos mandatos de prefeito e vice em Areia de Baraúnas
Reconhecimento Francisca Motta aponta avanços e celebra momento histórico da educação na Paraíba
Investimentos Princesa Isabel vai receber primeira unidade de Oncologia da Serra do Teixeira com investimento de R$ 8 milhões Mín. 22° Máx. 35°