O prefeito constitucional de Santa Terezinha, Arimateia Camboim, esteve nesta quarta-feira (27) na sede da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Semiárido, em João Pessoa, para oficializar a adesão do município ao Fundo Garantia-Safra para o ano agrícola 2024/2025.
O Termo de Adesão fortalece a parceria entre o município e o Governo do Estado, assegurando uma renda mínima aos agricultores familiares que aderirem ao programa e tiverem perdas superiores a 50% em culturas como mandioca, milho, feijão, arroz e algodão. O benefício é concedido mediante reconhecimento das perdas pelo Governo Federal e a adimplência do município junto ao Fundo Garantia-Safra.
No ciclo anterior, 2023/2024, Santa Terezinha pagou R$ 17.568 ao programa, garantindo a regularidade e a participação no seguro. Desde o início da gestão de Arimateia Camboim, em 2021, o número de cotas contempladas no município cresceu de 189 para 244, ampliando o alcance do benefício. Cada cota assegura um pagamento de R$ 1.200 ao agricultor.
“Essa adesão é um compromisso da nossa gestão com os agricultores familiares, que são o alicerce da economia local. Estamos garantindo segurança e amparo diante das adversidades climáticas, para que eles possam seguir produzindo e contribuindo com o desenvolvimento do nosso município”, destacou o prefeito.
O Garantia-Safra é um importante mecanismo de apoio à agricultura familiar, especialmente em regiões suscetíveis à seca, garantindo a subsistência dos pequenos produtores e fortalecendo a economia local.
Patosonline.com
Com informações da Assessoria
Mín. 22° Máx. 37°