Uma internauta residente no bairro Juá Doce, em Patos, procurou a redação do Patosonline.com nesta quinta-feira (28), para relatar que mães da localidade estão enfrentando dificuldades devido à falta de um agente de saúde na Unidade Básica de Saúde Ernesto Soares. De acordo com a cidadã, as crianças não têm seus pesos aferidos desde julho, situação que compromete a atualização de informações para o programa Bolsa Família.
Nesta quinta-feira (28), mães se reuniram na unidade de saúde para denunciar o problema e cobrar soluções das autoridades municipais. "Fomos informadas que havia uma pessoa preparada para assumir a função, mas a autorização por parte do secretário e do coordenador não foi concedida”, disse a cidadã. Além disso, as mães afirmam que, ao buscarem outros postos de saúde, teriam impedidas de pesar as crianças, agravando ainda mais a situação.
“Estamos nos prejudicando no benefício do Bolsa Família. Queremos que coloquem um agente de saúde para nos atender, porque já são quatro meses sem pesar as crianças, e isso não é justo”, desabafou a mãe.
Em nota enviada ao Patosonline.com, a Secretaria Municipal de Saúde de Patos esclareceu que está realizando um remapeamento das áreas da cidade para identificar e corrigir lacunas na cobertura dos agentes comunitários de saúde. Sobre a aferição de peso e altura das crianças, a pasta informou que esses procedimentos podem ser realizados diretamente nas unidades de saúde de referência, sem a necessidade exclusiva da atuação de um agente comunitário.
A secretaria também destacou que os dados podem ser registrados no sistema PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão), e que, no caso de crianças em idade escolar, a frequência na escola será utilizada para complementar os registros do programa Bolsa Família.
Confira a nota na íntegra:
NOTA EXPLICATIVA
A Secretaria Municipal de Saúde de Patos informa que realizará um remapeamento das áreas da cidade com o objetivo de corrigir eventuais lacunas na atuação dos agentes comunitários de saúde.
No que diz respeito à aferição de peso e altura das crianças, necessária para a atualização de informações do programa Bolsa Família, esclarecemos que esses procedimentos não estão restritos aos agentes comunitários de saúde. As crianças podem ser pesadas diretamente na unidade de saúde de referência, com o apoio da equipe multiprofissional.
Além disso, os dados podem ser registrados e encaminhados por meio do sistema PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão). No caso de crianças em idade escolar, a frequência na escola será utilizada para avaliação e registro junto ao programa.
A Secretaria reafirma seu compromisso com a eficiência no atendimento à população e com o alinhamento aos requisitos dos programas sociais.
Por Patos Online
Mín. 22° Máx. 37°