
Dois mandados de prisão foram cumpridos na manhã desta terça-feira (3) pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba. Os alvos eram um advogado e um defensor público investigados na Operação Integridade, desencadeada inicialmente em 11 de novembro deste ano.
A operação apura desvios de finalidade na atuação da Defensoria Pública da Paraíba, através da captação indevida de clientes, em violação ao princípio constitucional da Defensoria, cuja função é oferecer assistência jurídica gratuita exclusivamente aos cidadãos em situação de vulnerabilidade
Na ação foram presos o defensor público Marcos Melo e o assessor Vinícius Queiroz de Sousa. Segundo nota divulgada pelo Ministério Público da Paraíba, os investigados são suspeitos de ameaçar testemunhas e destruir provas essenciais para a continuidade das investigações. Foi por esse motivo que foi solicitada a prisão de ambos.
Por meio de nota, a Defensoria Pública do Estado da Paraíba informou que está colaborando integralmente com as investigações, por meio de sua corregedoria-geral, para garantir a apuração rigorosa dos fatos. A instituição disse repudiar qualquer desvio de finalidade por parte de seus membros ou servidores e se colocou "plenamente comprometida com a apuração e elucidação dos fatos".
As investigações, segundo o Gaeco, apuram um esquema envolvendo a judicialização fraudulenta em massa, incluindo o uso indevido da estrutura da Defensoria Pública do Estado da Paraíba.
Haveria indícios de judicialização de demandas com autores mortos, ações movidas sem o conhecimento dos autores, montagem de documentos para viabilizar demandas, além de recebimento de valores liberados por alvarás judiciais com o objetivo de enriquecimento ilícito.
Fonte: g1 PB
Prisão preventiva Polícia Civil prende jovem acusado de atropelar ex-companheira em Matureia
Luto! Polícia Civil confirma que jovem encontrado morto nas imediações da Alça Sudeste, em Patos, sofreu acidente de trânsito
Queda de aeronave Avião monomotor cai em Pau dos Ferros/RN; duas pessoas são socorridas
Corpo encontrado Adolescente de 15 anos é encontrado morto na madrugada desta segunda-feira (15), às margens da Alça Sudeste, em Patos
Ação rápida Polícia Militar impede sequestro de bebê em Princesa Isabel
PRISÃO E APREENSÃO PM prende jovem e apreende “loló” e maconha no Centro de Belém do Brejo do Cruz
ACIDENTE Ciclista fica ferido após ser atingido por carro na BR-361, em Patos. Bicicleta fica parcialmente destruída
Oportunidades Colégio da Polícia Militar abre mais 411 vagas já para o ano letivo de 2026
Redução de pena TJPB reduz pena de policial militar cearense condenado por homicídio em Uiraúna Mín. 24° Máx. 36°