Quinta, 03 de Julho de 2025
Banner JC Motos
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Banner Prime Veiculos
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Psique
Política Justificativa

Eleições 2024: justificativa de ausência no 1º turno vai até esta quinta-feira, 5 de dezembro

Solicitação pode ser feita pelo aplicativo e-Título e pelas plataformas Autoatendimento Eleitoral ou Sistema Justifica

05/12/2024 às 14h30 Atualizada em 05/12/2024 às 16h16
Por: Felipe Vilar Fonte: Ascom/TRE-PB
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) informa às eleitoras e aos eleitores paraibanos que o prazo final para apresentar justificativa de ausência no 1º turno está acabando. Quem esteve fora de seu domicílio eleitoral no 1º turno das Eleições 2024, e ainda não justificou sua ausência, tem até esta quinta-feira, dia 5 de dezembro, para fazer o procedimento pelo aplicativo e-TítuloAutoatendimento Eleitoral ou Sistema Justifica.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O prazo também vale para quem estava no seu domicílio eleitoral e, por algum motivo justo, deixou de votar. Nas duas situações, é preciso anexar documentos que comprovem o fato que impediu o comparecimento.

Também é possível apresentar a justificativa de ausência em qualquer cartório eleitoral de forma presencial ou enviá-la pelo correio para o cartório responsável pela inscrição eleitoral. O formulário de justificativa pós-eleição encontra-se no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Se a justificativa não for aceita ou for apresentada fora do prazo, a eleitora ou o eleitor deverá pagar multa no valor de R$ 3,51 por turno. A Guia de Recolhimento da União (GRU) para quitação das multas é obtida no Autoatendimento Eleitoral (opção Débito Eleitoral) e pode ser paga por Pix ou cartão de crédito.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Eleitores no exterior

Quem estava no exterior no dia da eleição deve apresentar passagens, cartões de embarque ou carimbos no passaporte, entre outros documentos que justifiquem a ausência. O prazo é de 30 dias, a contar da data de retorno ao Brasil.

Quem não votar nem justificar a ausência ficará em débito com a Justiça Eleitoral e não terá a certidão de quitação eleitoral. Se não votar em três turnos consecutivos e não justificar, o título estará sujeito a cancelamento. Enquanto não regularizar a situação, a eleitora ou o eleitor não poderá, por exemplo, tirar passaporte, participar de concurso público ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial.

2º Turno

A justificativa de ausência no 2º turno vai até 7 de janeiro de 2025 e pode ser feita nos mesmos canais.

Continua após a publicidade
Banner AudioSonic

Saiba mais sobre justificativa e consequências para quem não votar, justificar ou pagar as multas  no vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação Institucional e Multimídia (Ascom) do TRE-PB.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 00h09 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 33°

Sex 33°C 19°C
Sáb 34°C 18°C
Dom 32°C 19°C
Seg 33°C 20°C
Ter 29°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras