Segunda, 17 de Novembro de 2025
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Esportes Super Mundial

Mundial de Clubes tem grupos sorteados; veja chaves e rivais de Flamengo, Palmeiras, Botafogo e Fluminense

Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras, clubes brasileiros classificados para a disputa, enfim conheceram os seus caminhos na disputa no próximo ano, que contará com 32 clubes

05/12/2024 às 16h25
Por: Felipe Vilar Fonte: ESPN
Compartilhe:
Foto: Brennan Asplen/Getty Images
Foto: Brennan Asplen/Getty Images

Tudo definido para o Mundial de Clubes de 2025. Nesta quinta-feira (5), em Miami, nos Estados Unidos, com transmissão ao vivo no Disney+, foram sorteados todos os oito grupos para a disputa da primeira edição do novo torneio, que acontecerá entre os dias 15 junho e 13 de julho do próximo ano, em solo norte-americano, e será realizado de quatro em quatro anos.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

Botafogo, FlamengoFluminense e Palmeiras, clubes brasileiros classificados para a disputa, enfim conheceram os seus caminhos na disputa no próximo ano, que contará com 32 clubes. Somente o Glorioso, atual campeão da CONMEBOL Libertadores, não foi cabeça de chave entre o quarteto.

No grupo A, o Palmeiras terá pela frente o Inter Miami de Lionel Messi, além do Porto, de Portugal. Já o Flamengo, no grupo D, caiu no mesmo grupo do Chelsea. O Botafogo, por sua vez, terá dois europeus no grupo B, com PSG e Atlético de Madrid, enquanto o Fluminense, no grupo F, pega o Borussia Dortmund, da Alemanha.

O novo torneio da Fifa, como diz o nome, também contará com representantes dos demais continentes, envolvendo todas as seis confederações continentais.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O formato é semelhante ao disputado na era moderna da Copa do Mundo, ou seja, de 1998 a 2022. A partir de 2026, serão 48 seleções e uma nova forma de disputa.

Veja todos os grupos do Mundial de Clubes de 2025:

Grupo A:

Grupo B:

Grupo C:

Grupo D:

Grupo E:

Grupo F:

Grupo G:

Grupo H:

Quais foram as travas do sorteio?

  • Times da mesma confederação não poderiam estar na mesma chave, com exceção da Uefa (Europa);

  • Os times europeus no pote 2 (Chelsea, Dortmund, Inter de Milão e Porto) foram sorteados para cair nos grupos dos times da Conmebol do pote 1 (Flamengo, Palmeiras, Fluminense e River); já Atlético de Madrid, Benfica, Juventus e Salzburg, nas chaves dos europeus do pote 1 (Real Madrid, Manchester City, Bayern e PSG);

  • Times do mesmo país não poderiam estar no mesmo grupo;

  • Por questão de logística, o Inter Miami caiu no grupo A e fará a abertura do Mundial; pelo mesmo motivo, o Seattle Sounders foi para o grupo B.

Qual é o formato do Mundial de Clubes de 2025?

  • Serão 32 clubes, divididos em oito grupos com quatro times em cada. Após três partidas disputadas, os dois melhores de cada chave avançam às oitavas de final;

  • O confronto direto é o primeiro critério de desempate na fase de grupos; seguido por saldo de gols e e gols marcados;

  • Em caso de empate no mata-mata, que será em jogo único até a final, a definição vai para a prorrogação e, se necessário, pênaltis;

  • Cada clube poderá levar 35 jogadores para o Mundial, porém, apenas 26 poderão ser relacionados para cada partida;

  • Dois cartões amarelos levam à suspensão do atleta; a contagem é zerada a partir das quartas de final.

Como será feito o chaveamento do mata-mata?

A Fifa já determinou como serão formados os caminhos do mata-mata após a fase de grupos, seguindo uma sequência que impedirá determinados cruzamentos.

  • O caminho 1 terá o enfrentamento dos respectivos vencedores dos grupos A, C, E e G com os segundos colocados dos grupos B, D, F e H;

  • O caminho 2 já colocará frente a frente os líderes dos grupos B, D, F e H com os segundos colocados das chaves A, C, E e G;

  • Caso liderem seus respectivos grupos, os times 1 e 2 da Uefa (Manchester City e Real Madrid) só podem enfrentar os times 1 e 2 da Conmebol (Flamengo e Palmeiras) em uma eventual semifinal. O mesmo serve para os times 3 e 4 das duas confederações. Isso acontecerá com os dois grupos de quatro times sendo alocados em grupos de diferentes caminhos;

  • Times da Uefa do pote 1 serão alocados em grupos que dificultem as chances de se enfrentarem no mata-mata antes da semifinal. O mesmo acontecerá com times da Conmebol;

  • Se os europeus do pote 1 avançarem em primeiro, eles só podem se enfrentar na semifinal. O mesmo vale para os sul-americanos.

Fonte: ESPN

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 06h01 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 36°

Ter 38°C 24°C
Qua 36°C 23°C
Qui 34°C 24°C
Sex 37°C 24°C
Sáb 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras