O Complexo Coremas-Mãe D’Água, localizado no município de Coremas, no Sertão da Paraíba, registrou um aumento de 14 centímetros em sua lâmina d’água após as chuvas recentes que atingiram a região do Vale do Piancó nesta semana.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Coremas, José Albertino, este acréscimo equivale a 12.320.165 metros cúbicos de água. O reservatório, formado pela união da Barragem Mãe D’Água e do açude Estevam Marinho, é crucial para o abastecimento de diversas cidades do Sertão e possui uma capacidade total de 1,289 bilhão de metros cúbicos.
Nesta quinta-feira (5), o volume acumulado no complexo é de 603.375.326 m³, o que representa 46,80% de sua capacidade total. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional das Águas (ANA), pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) e pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).
O Complexo Coremas-Mãe D’Água é um dos maiores mananciais da Paraíba e desempenha um papel estratégico no abastecimento de água para consumo humano, agricultura e pecuária, além de garantir segurança hídrica em períodos de estiagem para diversos municípios do Sertão.
Por Patos Online
Mín. 24° Máx. 32°