
A Barragem Capoeira, localizada na zona rural de Santa Terezinha, Região Metropolitana de Patos, encontra-se em estado de abandono, com problemas estruturais que preocupam os moradores da região. Durante o programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM em Patos, apresentado nesta sexta-feira (6) por Isaías Nóbrega, foi relatado que a estrutura apresenta vegetação acumulada, buracos nas paredes, erosões e formigueiros.
Com a proximidade do período de chuvas intensas no Sertão, previsto para janeiro, o risco diante das crateras preocupa os moradores locais. A situação é ainda mais alarmante, considerando que a barragem abastece as cidades de Patos, Santa Terezinha e São José do Bonfim.
Atualmente, a barragem opera com apenas 16% de sua capacidade total. Além disso, a comporta está aberta há 120 dias, desperdiçando água. O estado crítico do "balde" do açude foi documentado pelo Blog do Jordan Bezerra, que divulgou imagens das crateras e do desgaste estrutural.
Procurada pela imprensa, a Secretaria da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (SEIRH) afirmou que a Barragem Capoeira está incluída em um programa de recuperação de barragens. De acordo com a pasta, uma licitação para a obra de recuperação está programada para o início de 2025.
A SEIRH ressaltou que o Governo do Estado realiza acompanhamento contínuo das barragens, mas os moradores questionam a demora na execução de ações preventivas, especialmente diante da possibilidade de chuvas volumosas que podem colocar em risco a segurança da população.
"O Governo do Estado, por meio da SEIRH, desenvolve um programa de recuperação de barragens, com acompanhamento contínuo. A Barragem Capoeira está incluída no programa e, no início de 2025, será feita licitação da obra de recuperação do manancial", disse a pasta.
Por Patos Online
Com Blog do Jordan Bezerra e ClickPB
POLICIAL Homem é conduzido à delegacia por embriaguez ao volante e suspeita de adulteração de motocicleta em Santa Terezinha
DIA D DA MULHER Prefeitura de Santa Terezinha promove o Dia D da Mulher
LUTO! Comunidade do Sítio Lajedo se despede de Edjaime Pereira Justino, filho do conhecido Jaime Justino, aos 63 anos
OUTUBRO ROSA Prefeitura de Santa Terezinha promoverá o Dia D da Mulher nesta quinta-feira na UBS-2
TRÂNSITO Polícia Militar flagra motorista embriagado após colisão com veículo estacionado em Santa Terezinha
INFRAESTRUTURA Prefeitura de Santa Terezinha entrega à população obra de reforma da Diretoria Municipal de Transportes
EDUCAÇÃO Audiência Pública para a Elaboração do Novo Plano Municipal da Educação é realizada em Santa Terezinha
Educação ICMBio e UFCG ministram palestra para alunos e professores de Santa Terezinha sobre o Projeto Jararaca do Jabre: Conhecer para Proteger
ESPORTE ESCOLAR Jogos escolares das Escolas do Campo de Santa Terezinha promovem cidadania, saúde e união entre os alunos
Mín. 22° Máx. 38°