Segunda, 15 de Setembro de 2025
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Banner Prime Veiculos
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Política IMPROCEDENTE

Justiça Eleitoral arquiva ação do Sgt. Patrian contra Tide Eduardo e Ferré Maxixe

Ressalte-se que, para a configuração do abuso eleitoral, é necessário que os atos revelem intenção clara de obtenção de vantagens eleitorais.

06/12/2024 às 19h00 Atualizada em 07/12/2024 às 00h37
Por: Marcos Oliveira Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

A juíza Vanessa Moura Pereira de Cavalcante, da 28ª Zona Eleitoral de Patos-PB, indeferiu a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE Nº 0600493-75.2024.6.15.0028), movida pelo vereador João Carlos Patrian Junior, conhecido como Sgt. Patrian (MDB), contra Valtide Paulino Santos e Severino Fernandes Filho, conhecidos como Tide Eduardo e Ferré Maxixe, ambos do Republicanos.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

A ação alegava prática de abuso de poder político e de autoridade, envolvendo suposto uso irregular de bens públicos e favorecimento político durante a presidência da Câmara Municipal de Patos. No entanto, o Ministério Público Eleitoral considerou as denúncias improcedentes, destacando a falta de elementos que demonstrassem desvio de finalidade ou vantagem eleitoral clara.

Em sua decisão, a magistrada enfatizou que o abuso de poder político exige provas inequívocas de que as ações denunciadas tenham influenciado o processo eleitoral. A ausência de comprovação concreta levou ao arquivamento da ação.

Fundamentação da sentença

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

De acordo com a decisão judicial, "os fatos apresentados pelo representante são vagos e imprecisos, não demonstrando qualquer carga de ilegalidade ou desvio de finalidade". A magistrada destacou que o abuso do poder político ocorre apenas quando há influência direta sobre a liberdade de voto, situação que não foi identificada no caso.

Tide Eduardo, em sua declaração, afirmou estar tranquilo quanto à legalidade de suas ações e lamentou a postura de seu colega. "Nunca cometemos nenhuma irregularidade e estávamos de consciência tranquila aguardando que a justiça pudesse atestar isso", afirmou.

A decisão reforça que ações eleitorais devem ser embasadas em provas robustas e evidências claras de irregularidades que comprometam a igualdade do pleito.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Patosonline.com
Com assessoria 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 22h01 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 35°

Ter 35°C 22°C
Qua 35°C 21°C
Qui 34°C 22°C
Sex 35°C 21°C
Sáb 35°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras