
O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) renovou seu compromisso com a inclusão de um ramal da Ferrovia Transnordestina que conecte o Porto de Cabedelo (PB) ao eixo principal em Barro (CE), passando por cidades do Sertão da Paraíba.
A proposta, inicialmente apresentada por Wilson Santiago em 2011 durante seu mandato como senador, ganha força com o recente anúncio do Governo Federal sobre um aditivo de R$ 3,6 bilhões para avançar as obras da Transnordestina no estado do Ceará, no âmbito do Novo PAC.
Para Santiago, a inclusão da Paraíba no projeto é uma oportunidade crucial para o desenvolvimento do estado, tanto em termos econômicos quanto na geração de empregos e negócios. O deputado defende incluir os municípios de Pombal, São João do Rio do Peixe, Sousa e Cajazeiras para ligar a Paraíba ao Ceará.
“A Paraíba não pode ficar de fora. É um projeto que impulsionará o desenvolvimento econômico em todas as regiões do estado, promovendo o escoamento de produção e transporte seguro e eficiente de passageiros”, afirmou o deputado.
O parlamentar também destacou a vantagem logística de resgatar a Malha Ferroviária da Paraíba, considerada o melhor traçado ferroviário do Nordeste. Ele ressaltou que o transporte ferroviário é mais seguro e sustentável, ajudando a reduzir acidentes e danos às rodovias causados por excesso de caminhões.
A Ferrovia Transnordestina, iniciada em 2002, prevê 1.757 km de extensão para conectar os portos de Suape (PE) e Pecém (CE). Entretanto, apenas 62% da obra foi concluída até o momento.
Com abrangência nos estados do Piauí, Pernambuco e Ceará, a ferrovia exclui a Paraíba e o Rio Grande do Norte de seu traçado atual. Contudo, a conclusão de trechos importantes no Piauí e Ceará, anunciada recentemente, reforça a viabilidade de integrar a Paraíba ao projeto por meio de um ramal estratégico.
Wilson Santiago conclamou os representantes políticos e a sociedade paraibana a unirem esforços em prol da inclusão do ramal.
“Precisamos lutar juntos para que esse projeto, que irá transformar a infraestrutura e economia da Paraíba, seja uma realidade”, destacou o deputado.
Se concretizado, o ramal paraibano da Ferrovia Transnordestina promete integrar o estado ao sistema logístico nacional, facilitando o transporte de cargas e promovendo crescimento econômico em diversas regiões.
Por Patos Online
Com informações do MaisPB
Dia do Radialista Vereador Júnior Contigo homenageia os profissionais do rádio no Dia do Radialista
Doação Câmara do TCE decide pela ilegalidade da doação do Terminal Rodoviário de Piancó para construção de faculdade particular
Eleições 2026 Cícero Lucena se reúne com José Dirceu em Brasília e sinaliza busca por apoio do PT para disputa ao Governo da Paraíba em 2026
Embargos STF forma maioria para negar recurso de Bolsonaro e manter pena
Concurso público Prefeitura de Condado lança concurso público com 26 vagas para níveis fundamental, médio e superior
Parecer MPE dá parecer favorável à manutenção da absolvição do prefeito Toinho Macedo em AIJE por abuso de poder econômico Mín. 22° Máx. 37°