
Em entrevista à equipe do Patosonline.com, o meteorologista Mário de Miranda Ramos Leitão esclareceu as ocorrências de chuvas de granizo no Sertão e compartilhou suas perspectivas sobre as condições climáticas para 2025.
Segundo o especialista, o fenômeno das chuvas de granizo está diretamente relacionado ao tipo de nuvem presente no céu. Ele explicou que, quando essas nuvens se desenvolvem de forma intensa, atingindo altitudes superiores a 6 mil metros, ocorre um processo de congelamento nas camadas mais altas da nuvem, gerando o granizo. Esse fenômeno pode ocorrer em qualquer região, incluindo o Sertão, onde, por vezes, a combinação de fatores climáticos propicia o desenvolvimento dessas nuvens mais fortes.
Ele também foi questionado sobre a previsão para as chuvas em 2025. De acordo com ele, não é possível afirmar com precisão se o próximo ano será favorável às precipitações.
"Não há como garantir se será um ano bom para chuvas, pois as previsões climáticas envolvem uma série de variáveis complexas", destacou.
O meteorologista explicou que, embora existam ferramentas para estimar padrões climáticos, fatores como a evolução do fenômeno El Niño e mudanças nas condições atmosféricas podem afetar as previsões para o ano seguinte.
Certificação Parceria entre Juventude, Educação e ONG certifica alunos do EJA e concluintes de curso de barbearia em Patos
Saúde Hemodinâmica de Patos garante atendimento decisivo e salva paciente com trombose pulmonar aguda
Falta de água Cagepa informa interrupção no abastecimento de água em sete bairros de Patos após problema elétrico em elevatória
Chuvas VCAN mantém céu carregado e favorece pancadas no Sertão; Patos pode ter chuva à tarde e à noite
Postos de trabalho Patos inicia a semana com a maior oferta de empregos da Paraíba
Ação solidária Ação solidária liderada pelo empresário Gutemberg Segundo distribui mais de 300 cestas básicas em bairros de Patos
Pedido de ajuda Moradora pede ajuda para cão de rua ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE Mín. 23° Máx. 32°