
O Programa de Atenção à Primeira Infância (PAI) encerrou, nesta terça-feira (17), o ciclo do curso “Além do Prato” no CRAS Mariana Alves, no bairro Jatobá, em Patos. A iniciativa, que também contemplou os CRAS São Sebastião, Morro e Belo Horizonte, beneficiou mais de 300 famílias ao longo das atividades, com foco em segurança alimentar e fortalecimento dos vínculos familiares.
O curso, realizado durante o calendário de pagamentos do Cartão do PAI, nos dias 9, 11, 16 e 17 de dezembro, ofereceu orientações fundamentais sobre introdução alimentar para crianças de zero a seis meses. Com o apoio de nutricionistas, foram abordados temas como escolha e preparo seguro dos alimentos, cortes adequados e técnicas para evitar riscos como engasgos.
A coordenadora do curso, enfermeira Ayrla Soares, destacou a importância da iniciativa, ressaltando os benefícios diretos para mães e gestantes. “Foi um momento riquíssimo, com especialistas orientando sobre como montar o pratinho adequado em cada fase da introdução alimentar. Tivemos, inclusive, momentos práticos, onde as mães puderam manusear as frutas e aprender técnicas seguras, garantindo mais confiança na hora de alimentar seus bebês”, afirmou.
A nutricionista infantil Rhaissa Horácio pontuou o cuidado e planejamento por trás do projeto. “A introdução alimentar é uma fase única na vida da criança, e precisa ser bem orientada. Desde o preparo até como agir em caso de engasgo, buscamos entregar às famílias o conhecimento necessário para vivenciar essa fase de forma segura e fortalecendo os laços familiares”, destacou.
As participantes também reconheceram a importância do curso. Maria Alice, mãe de Ravi, de três meses, compartilhou a experiência: “Esse curso me ajudou a entender a hora certa e os alimentos mais adequados para meu bebê. Quando ele completar seis meses, já estarei preparada para oferecer uma alimentação segura e saudável”.
Com atividades nos CRAS Mariana Alves, São Sebastião, Morro e Belo Horizonte, o Programa PAI reforça seu compromisso em promover o desenvolvimento saudável na primeira infância e apoiar integralmente as famílias atendidas no município de Patos.
Por Secom - Prefeitura de Patos
Matéria de Hélio Barbosa




Certificação Parceria entre Juventude, Educação e ONG certifica alunos do EJA e concluintes de curso de barbearia em Patos
Saúde Hemodinâmica de Patos garante atendimento decisivo e salva paciente com trombose pulmonar aguda
Falta de água Cagepa informa interrupção no abastecimento de água em sete bairros de Patos após problema elétrico em elevatória
Chuvas VCAN mantém céu carregado e favorece pancadas no Sertão; Patos pode ter chuva à tarde e à noite
Postos de trabalho Patos inicia a semana com a maior oferta de empregos da Paraíba
Ação solidária Ação solidária liderada pelo empresário Gutemberg Segundo distribui mais de 300 cestas básicas em bairros de Patos
Pedido de ajuda Moradora pede ajuda para cão de rua ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE Mín. 23° Máx. 32°