Na noite da última quarta-feira (18), a Justiça Eleitoral diplomou os prefeitos, vices e vereadores eleitos nos municípios da 51ª Zona Eleitoral, que compreende Condado, Malta, São José de Espinharas, São Bentinho e Vista Serrana. A cerimônia foi presidida pela juíza eleitoral Dra. Isabella Joseanne Assunção Lopes Andrade de Sousa e contou com a presença da deputada estadual Francisca Motta, representantes do Judiciário, das Forças de Segurança e figuras importantes da classe política regional.
Durante o evento, os eleitos receberam os diplomas que oficializam suas eleições para o mandato de 2025 a 2028. Além dos prefeitos e vereadores, também foram diplomados os suplentes, que poderão assumir vagas conforme a necessidade ao longo do mandato. O evento contou ainda com a presença de familiares e amigos próximos.
Em seu discurso, a juíza Dra. Isabella Joseanne destacou a forte presença feminina entre as eleitas aos Executivos Municipais da 51ª Zona e ressaltou o crescimento do papel da mulher como parte atuante na política brasileira: "É com imenso júbilo e renovada alegria que encontro, nesta assembleia, tantas mulheres que se propuseram, com coragem, força e superação, a colocar seus nomes e serviços em benefício de seus municípios", destacou.
O tema também foi enfatizado no discurso da deputada estadual Francisca Motta: "Hoje nós estamos vendo, cada dia mais, a participação da mulher, e uma participação digna, decente, em que todos confiam, porque a mulher, todo mundo sabe, é mais exigente. Isso é algo nosso. Nós sempre pensamos naquilo que é melhor", afirmou.
Na ocasião, foram diplomados os seguintes gestores:
Durante a cerimônia, Giovana Olímpio, de São Bentinho, foi homenageada por ter sido a primeira prefeita eleita no Brasil, durante as apurações do pleito deste ano de 2024. Ela agora dará início ao seu terceiro mandato à frente do município.
Em entrevista ao Patosonline.com, Dra. Isabella ressaltou que o momento representa uma celebração da democracia:
"Talvez o nosso maior bem seja a democracia, porque, através dela, a vontade popular se afirma e reafirma. É por meio dela que a maioria escolhe seus representantes para serem governantes por mais quatro anos. Esse momento é muito importante, pois trata-se de uma eleição municipal que reflete os interesses locais."
Confira a cobertura completa abaixo:
Por Felipe Vilar - Patos Online
Mín. 25° Máx. 38°