O secretário da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, anunciou que o estado irá adquirir novos equipamentos não letais para seus policiais, atendendo às exigências do decreto federal que regulamenta o uso da força em operações policiais, publicado na última terça-feira (27).
O decreto estabelece que cada policial deve dispor de pelo menos dois equipamentos não letais durante as operações. Para cumprir essa exigência, Jean Nunes garantiu que a Paraíba intensificará a compra desses dispositivos, com apoio do governo federal.
“A gente vai intensificar essas aquisições. O governo federal também se coloca à disposição para facilitar essas aquisições. Se precisar adquirir mais, a gente vai se adequar”, afirmou o secretário.
Jean Nunes ressaltou que muitas das normas previstas no decreto já são práticas adotadas pelas forças de segurança do estado, como o uso progressivo da força. Ele avalia que o impacto do decreto nas operações será mínimo, mas destacou a necessidade de avaliar cenários operacionais específicos.
“O decreto traz algumas particularidades de exigência para o estado. A gente não tem dificuldade em se adequar porque tudo aquilo já é feito. O uso progressivo da força é uma constante desde sempre. Agora, a gente precisa analisar o cenário operacional, para não exigir do policial uma medida que não seja adequada para o local”, explicou.
Por Patos Online
Com informações do MaisPB
Mín. 23° Máx. 38°