
Em um vídeo produzido nesta quinta-feira (02/01/2025) no Açude do Jatobá, em Patos-PB, o técnico da EMPAER, Marconi Palmeira Filho, avaliou a situação do manancial construído em 1952 para o abastecimento de Patos e região. Atualmente, o reservatório apresenta um volume considerado normal, com 30,73% de sua capacidade, de acordo com dados da AESA coletados em 30/12/2024.
Marconi Palmeira destacou que o maior volume registrado no Jatobá na virada de um ano foi em 2009, quando atingiu 70,66% de sua capacidade. Já o menor volume ocorreu em 2017, quando o açude chegou a secar, registrando apenas 0,77% de reserva hídrica.
O técnico informou ainda que as previsões para o inverno de 2025 indicam chuvas dentro da normalidade, segundo diversos institutos e meteorologistas. Ele afirmou que há chances de o manancial transbordar novamente, caso as chuvas sejam bem distribuídas ao longo do tempo e do espaço.
No vídeo, Marconi lembrou que o último transbordamento do Açude do Jatobá ocorreu em 23 de abril de 2020, às 15h, após 11 anos sem atingir sua capacidade máxima.
A expectativa agora é de que o manancial volte a encher completamente, garantindo segurança hídrica para a população de Patos e região por um longo período.
Veja o vídeo abaixo:
Por Marconi Palmeira Filho - EMPAER





Saúde Hemodinâmica de Patos garante atendimento decisivo e salva paciente com trombose pulmonar aguda
Falta de água Cagepa informa interrupção no abastecimento de água em sete bairros de Patos após problema elétrico em elevatória
Chuvas VCAN mantém céu carregado e favorece pancadas no Sertão; Patos pode ter chuva à tarde e à noite
Postos de trabalho Patos inicia a semana com a maior oferta de empregos da Paraíba
Ação solidária Ação solidária liderada pelo empresário Gutemberg Segundo distribui mais de 300 cestas básicas em bairros de Patos
Pedido de ajuda Moradora pede ajuda para cão de rua ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias Mín. 23° Máx. 32°