Iniciada em junho de 2024, as obras da ponte localizada na PB-262, nas proximidades do campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/Patos), seguem com previsão de conclusão para o início deste ano de 2025. A intervenção, realizada pela empresa ABTEC Engenharia, contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER/PB), tem como objetivo reforçar a ponte, ampliar sua largura e incluir uma passarela para pedestres, o que provocou sua interdição.
Inicialmente orçada em mais de R$ 900 mil, a obra tinha previsão de término para outubro de 2024. No entanto, problemas estruturais graves foram identificados, demandando a inclusão de novas ferragens e o reforço da estrutura, o que resultou na revisão do cronograma. Agora, a entrega da ponte está prevista para ocorrer entre fevereiro e março de 2025.
De acordo com informações repassadas ao Patosonline.com, os trabalhos foram interrompidos nos últimos dias devido ao recesso de fim de ano e devem ser retomados na próxima segunda-feira, 6 de janeiro de 2025.
Durante o período de interdição, um desvio foi criado para ligar os bairros Jatobá e Mutirão, com melhorias realizadas no trecho após reclamações dos moradores. O DER/PB providenciou a pavimentação asfáltica do desvio para minimizar problemas com poeira. No entanto, o asfalto já apresenta buracos, e reparos estão previstos para garantir a utilização do desvio até a conclusão das obras.
A obra é considerada fundamental para garantir a segurança dos usuários da via e melhorar a mobilidade na região, atendendo tanto a motoristas quanto a pedestres que utilizam a ponte diariamente.
Confira as imagens abaixo:
Mín. 25° Máx. 38°