Segunda, 14 de Outubro de 2024
UNIFIP
Dr. Jeann Santiago
Banner Dra Rhaissa
Onco Patos
Locais Locais

Sindicato denuncia que trabalho excessivo e caminhões quebrados estão maltratando os garis da cidade de Patos

10/02/2020 às 08h56
Por: PATOS ONLINE Fonte: Jozivan Antero – Patosonline.com
Compartilhe:

O Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Limpeza Urbanas do Estado da Paraíba (SINDLIMP-PB) está denunciando a situação precária, a carga excessiva na jornada de trabalho e as condições precárias de serviço que estão sendo submetidos os garis da empresa Conserv, que presta serviço terceirizado à Prefeitura Municipal de Patos.

De acordo com Radamés Cândido, presidente do SINDLIMP-PB, os garis estão relatando que os caminhões da empresa Conserv estão em condições péssimas de serviço e que existem quantidade insuficiente para atender a demanda da cidade de Patos. Diante da carência de caminhões, os garis estão sendo submetidos a jornadas estafantes para dar conta da coleta nos bairros.

Mesmo com a jornada extra de trabalho, o presidente do sindicato relatou que os garis vêm entrando pela madrugada para coletar o lixo. “É desumano! A palavra é essa mesma! O trabalho do coletor de lixo é altamente extenuante e dessa forma é para matar. O gari trabalha o seu tempo de serviço, que já é absurdo, e depois ainda tem que trabalhar mais devido aos caminhões serem insuficientes e outros estarem quebrados. Se a Prefeitura de Patos não paga mais como antigamente para a Empresa Conserv, isso não pode ser descontado nos garis. A empresa fala em pagar hora extra, mas nem o salário e os demais direito vem pagando em dia”, desabafa Radamés.

A reportagem do Patosonline.com flagrou na tarde desta segunda-feira, dia 10, um caminhão compactador da Empresa Conserv parado na oficina “Só Mercedes”. O caminhão está na Rua Laurenio de Queiroz, Bairro Belo Horizonte, em Patos, há 8 dias. O mecânico disse que é problema no motor. Mesmo com um caminhão a menos, a Empresa Conserv não providenciou outro para substituir.

Em contato com o proprietário da Empresa Conserv, Herbert Gomes, a redação foi informada que o conserto do caminhão está sendo providenciado e que não existe problema pelos garis fazerem hora extra, pois a empresa paga ou usa banco de horas como a lei faculta. O diretor da empresa foi perguntado sobre o pagamento do salário dos garis. Ele disse que estará sendo pago ainda nesta segunda-feira.


Jozivan Antero – Patosonline.com

Continua após a publicidade
Patos, PB Atualizado às 02h05 - Fonte: ClimaTempo
23°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 36°

Ter 35°C 22°C
Qua 34°C 23°C
Qui 35°C 23°C
Sex 34°C 24°C
Sáb 34°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras