
Nesta segunda-feira (13), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou os resultados do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2024, incluindo as notas da redação. O tema deste ano, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, desafiou os candidatos a refletirem sobre questões históricas e sociais fundamentais para a construção da identidade cultural do país. E entre os destaques da edição, está o jovem José Matheus da Silva Soares, de 18 anos, residente na cidade de São José de Espinharas, Sertão da Paraíba, que obteve 940 pontos na redação.
José Matheus concluiu o ensino médio em 2024 na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) José Américo de Almeida, e sua conquista é um reflexo de seu empenho e dedicação ao longo da trajetória escolar. O jovem se preparou intensamente para o exame, dedicando-se aos estudos de forma disciplinada e focada.
O tema da redação e o destaque de José Matheus
O tema da redação deste ano, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, exigiu dos candidatos uma análise crítica sobre a importância da valorização da cultura afro-brasileira, considerando os obstáculos enfrentados ao longo da história, como o racismo estrutural e a falta de representatividade. José Matheus se destacou pela capacidade de elaborar um texto bem estruturado, com argumentos consistentes e um olhar atento sobre a relevância do tema para a sociedade brasileira.
Com 940 pontos na redação, José Matheus agora se prepara para dar o próximo passo em sua jornada acadêmica. Seu sonho é ingressar no curso de Odontologia, uma profissão que ele sempre admirou e que vê como uma oportunidade de contribuir para a saúde e bem-estar das pessoas.
Por Felipe Vilar - Patos Online
Teste do Pezinho São José de Espinharas inaugura Sala do Teste do Pezinho na UBS Francisco Wanderley
Habitação Conjunto Habitacional Prefeito Netto Gomes será entregue nesta terça-feira (28) em São José de Espinharas
Cultura Peça teatral de São José de Espinharas vence etapa regional do festival “Arte em Cena”
Robótica ECIT José Américo de Almeida, em São José de Espinharas, realiza culminância do projeto “Robótica no Ensino de Física” com competição e premiação
Daniella Ribeiro Prefeita de São José de Espinharas agradece à senadora Daniella Ribeiro por recursos destinados ao município
Educação Prefeita Thaise Gomes celebra conquista de novo ônibus escolar para São José de Espinharas
Ação exitosa Polícia Militar e SAMU evitam tragédia em São José de Espinharas e salvam jovem em surto psicótico
SECA! Mais da metade dos municípios da Paraíba sofrem com a estiagem e estão em situação de emergência
Homenagem Lei de autoria do Deputado Gilbertinho homenageia o ex-prefeito de São José de Espinharas, Chico Gomes
Mín. 22° Máx. 35°