
Na última segunda-feira (13), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, incluindo as notas da redação, que abordou o tema: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Entre os destaques, estão três jovens do Sítio Tauá, zona rural de Teixeira, no Sertão da Paraíba, que conquistaram expressivas notas na redação e agora sonham com o ensino superior.
Os irmãos Laurinete Gonçalo da Silva, de 21 anos, e José Messias Gonçalo da Silva, de 18 anos, além da prima Natânia Bento Alves, de 19 anos, são filhos de agricultores e estudaram na ECT Sebastião Guedes da Silva, em Teixeira. Eles superaram desafios comuns à zona rural para alcançar os seguintes resultados:
Cada um dos jovens já tem objetivos bem definidos para o futuro:
Uma conquista coletiva
Filhos de José Bonifácio e Ernestina e de Natalício Ferreira e Jacinta Bento, agricultores que enfrentam as adversidades do campo, os jovens representam o orgulho e a força da educação no Sertão paraibano. Mesmo com recursos limitados, eles contaram com o apoio das famílias e da escola, além de muito esforço e dedicação.
A conquista de Laurinete, José Messias e Natânia não é apenas um marco pessoal, mas também um exemplo inspirador para outras famílias da região. Ela demonstra como a educação pode transformar vidas e oferecer novas perspectivas, mesmo em contextos desafiadores.
Agora, os jovens aguardam as próximas etapas para ingressar no ensino superior, com a certeza de que estão prontos para aproveitar as oportunidades que o futuro lhes reserva.
Por Felipe Vilar - Patos Online
Adutora do Pajeú Últimos ajustes: Teixeira vive expectativa histórica com avanço da segurança hídrica e testes do sistema de bombeamento da adutora do Pajeú
Festa de Natal Teixeira-PB anuncia programação especial de Natal com dois dias de eventos culturais e religiosos
Mandado de Prisão Polícia Militar cumpre mandado de prisão durante rondas no bairro Água Azul, em Teixeira
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Comemoração Murilo Galdino comemora reta final de obras da Adutora do Pajeú em Teixeira
Problemática Advogadas expõem problemática na Comarca de Teixeira com ausência de juiz titular e cobram solução urgente do TJPB: “Uma justiça tardia não é justiça”
Acidente na Serra Caminhão carregado com ração tomba na Serra do Teixeira na manhã desta quarta-feira (12); motorista sai ileso
MÚSICA Polícia Militar lança projeto “Primeiros Acordes” em Teixeira com foco na inclusão social pela música
Doação de Sangue PRF na Paraíba participa de mutirão para doação de sangue em Teixeira Mín. 24° Máx. 36°