Quinta, 14 de Agosto de 2025
Banner Psique
Banner Hmais Onco
Banner Dr Luiz Severo
Banner Prime Veiculos
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Locais Chuvas

Volume hídrico: Açude do Jatobá atinge 32% e Barragem da Farinha alcança 21,31%

O aumento nos níveis dos reservatórios é resultado direto das chuvas intensas que têm atingido a região nos últimos dias, levando as primeiras cheias ao Rio Farinha e Riacho dos Mares, seus dois principais afluentes.

17/01/2025 às 17h00 Atualizada em 17/01/2025 às 23h26
Por: Felipe Vilar Fonte: Felipe Vilar - Patos Online
Compartilhe:
Açude do Jatobá, em Patos (Foto: Marconi Palmeira/EMPAER)
Açude do Jatobá, em Patos (Foto: Marconi Palmeira/EMPAER)

As recentes chuvas no Sertão da Paraíba trouxeram esperança para a população de Patos, com aumentos nos volumes de água do Açude do Jatobá e da Barragem da Farinha, dois importantes reservatórios da região.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

De acordo com dados atualizados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) nesta sexta-feira (17), o Açude do Jatobá atingiu 32,01% de sua capacidade total, o equivalente a 5.607.527,00 m³. Esse volume representa um acréscimo de quase 250 mil metros cúbicos em apenas 24 horas, já que no dia anterior o reservatório estava com 30,63% (5.365.537 m³). Desde o início da semana, quando apresentava 29,86%, o açude tem registrado uma recarga animadora para o início de inverno. 

O Açude do Jatobá tem uma capacidade total de 17.516.000,00 m³ e iniciou 2025 com 5.331.743,00 m³ , no dia 01 de janeiro. O último transbordamento ocorreu no dia 23 de abril de 2020.

A Barragem da Farinha, outro importante manancial da cidade de Patos, também apresentou um crescimento expressivo nas últimas horas. Nesta sexta-feira (17), o reservatório alcançou 21,31% de sua capacidade, acumulando 5.484.366,25 m³. No dia anterior, o volume registrado era de 20,55% (5.288.576,25 m³), marcando uma entrada de mais de 800 mil metros cúbicos em apenas um dia.

Continua após a publicidade
Banner Dra Nadjanine

O manancial tem uma capacidade total de 25.738.500,00 m³ e iniciou o mês de janeiro com 4.701.206,25 m³ , no dia 01. O último transbordamento ocorreu no dia 19 de março de 2020. 

O aumento nos níveis dos reservatórios é resultado direto das chuvas intensas que têm atingido a região nos últimos dias, levando as primeiras cheias ao Rio Farinha e Riacho dos Mares, seus dois principais afluentes. A previsão meteorológica aponta para a continuidade das precipitações, o que pode contribuir ainda mais para a elevação dos volumes de água nos reservatórios.

 

Continua após a publicidade
Banner Dr Luiz Severo

Por Felipe Vilar - Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 15h01 - Fonte: ClimaTempo
35°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 35°

Sex 32°C 21°C
Sáb 33°C 22°C
Dom 34°C 19°C
Seg 31°C 20°C
Ter 32°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras