O atacante Rogério, mais conhecido como “Neymar do Nordeste”, foi convocado para a Seleção Indígena de Futebol do Brasil (SIFBA), que disputará a Copa América de Povos Originários em abril, no Chile. Será a primeira participação do Brasil na competição.
Rogério é da etnia Xukuru do Ororubà, da região de Pesqueira, cidade do Agreste de Pernambuco.
Será a segunda edição da Copa América de Povos Originários. A primeira aconteceu em 2015, também no Chile, e terminou com o Paraguai como grande campeão. A competição é organizada Fundação Gol Iluminado, com apoio da Conmenbol e do Ministério dos Esportes do Chile. Serão 10 seleções competindo pelo título.
A seleção brasileira contará com atletas indígenas que atuam em clubes profissionais, a exemplo de Rogério, e também com atletas amadores que fazem parte de times de povos indígenas.
Rogério, que tem passagens por clubes como São Paulo, Botafogo, Sport e Bahia, falou sobre a convocação com entusiasmo.
"Tenho certeza que é o sonho de todo jogador receber esse convite pra Seleção. Acho que é uma oportunidade de mostrar para todos o valor que nosso povo tem" — Rogério, atacante do Nacional de Patos.
Rogério está disputando o Campeonato Paraibano pelo Nacional de Patos. Ele tem dois gols em dois jogos disputados e é o destaque do time, que ocupa a 5ª colocação na tabela de classificação.
Os atletas convocados devem se apresentar neste fim de semana para iniciar a preparação para uma série de amistosos. O primeiro será no dia 10 de fevereiro, contra o Bahia. Porém, Rogério foi liberado e não participará dos amistosos, para não desfalcar o Nacional de Patos em meio ao Paraibano. Ele deve se apresentar de vez ao término do estadual.
Fonte: ge PB
Mín. 24° Máx. 35°