
A 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba, na primeira sessão do ano, impôs débito solidário superior a R$ 5 milhões a Jerfesson Giordano Oliveira da Trindade e Cláudio Benedito Silva Furtado, responsáveis pela Licitação nº 075/19 da qual decorreu a contratação, pela Secretaria de Estado da Administração, de empresa destinada ao fornecimento de pacotes de intercâmbio estudantil para a Argentina, o Canadá e o Chile.
A imputação decorreu de pagamentos irregulares e despesas sem comprovação documental. No caso da Argentina, as fronteiras fechadas quando da pandemia de Covid impediriam a viagem dos estudantes paraibanos. Cabe recurso da decisão, oportunidade na qual os gestores desses contratos poderão encaminhar ao exame da 1ª Câmara as explicações e a documentação requerida. O Processo de nº 16850/19 teve a relatoria do conselheiro Fernando Catão, cujo voto foi acompanhado à unanimidade.
Na manhã desta quinta-feira (23), tiveram suas contas aprovadas as Câmaras de Vereadores de Belém, Bernardino Batista, Baraúna e Barra de Santa Rosa, todas relacionadas ao exercício de 2023. Também, os Institutos de Previdência de Jacaraú (2016) e Riachão (2019), O órgão fracionário do TCE entendeu pela irregularidade das contas de 2018 oriundas do Instituto de Seguridade Social de Alhandra e manteve, em grau de recurso, a reprovação das contas de 2020 procedentes do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Bayeux.
CUMPRIMENTOS - Logo após a abertura da sessão, o conselheiro Nominando Diniz falou da satisfação por ter como presidente o amigo Antônio Gomes Vieira Filho, de quem lembrou a já inscrição na ordem de sucessões (após a vez do conselheiro André Carlo) no comando futuro do TCE.
“V. Exa. está no lugar certo. É digno dele e é muito bem preparado”, disse. Lembrou que soube da competência, do preparo, do comedimento e da moderação do atual presidente da 1ª Câmara do TCE por meio do então presidente da Corte, Luiz Nunes Alves, quando, em 2003, visitava o Tribunal após ter sido indicado ao cargo de conselheiro.
Compõem a 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba os conselheiros Antonio Gomes Vieira Filho (presidente), Antônio
Ascom/ TCE-PB
Ação educativa PRF e órgãos parceiros realizam ação educativa com foco no uso do cinto de segurança em Cajazeiras
Moto apreendida Polícia Militar apreende motocicleta roubada durante operação contra perturbação do sossego em Aguiar
Laudo pericial Laudo confirma que bebê de dois meses morreu por broncoaspiração e afasta hipótese de violência em Monte Horebe
Tragédia Bebê de apenas dois meses morre no Sertão da Paraíba; Polícia Civil aguarda laudo pericial para esclarecer as causas
Auxílio PRF na Paraíba auxilia Pessoa com Deficiência vindo de São Paulo a reencontrar família
Estupro Idoso de 80 anos é preso no Sertão da Paraíba por estupro de vulnerável Mín. 21° Máx. 37°