
Foi realizada na última terça-feira (21) de janeiro de 2025 no município de Matureia, a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente da Serra do Teixeira - Parque Nacional, com um grande público de mais de 120 pessoas participantes da conferência regional.
O Fórum de Desenvolvimento Sustentável da Serra do Teixeira é formado pelos dezoito municípios que integram a Serra do Teixeira e o entorno do Parque Nacional: Água Branca, Cacimbas, Cacimba de Areia, Catingueira, Desterro, Imaculada, Juru, Mãe D’Água, Manaíra, Matureia, Olho D’Água, Princesa Isabel, Santa Terezinha, Santana dos Garrotes, São José de Princesa, São José do Bonfim, Tavares e Teixeira.
A 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente da Serra do Teixeira - Parque Nacional, teve como tema central a Emergência Climática “o desafio da transformação Ecológica” ainda aconteceu diálogos e elaboração de propostas em cinco eixos temáticos: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental.
O objetivo do Fórum de Desenvolvimento Sustentável da Serra do Teixeira será a integração entre os municípios em uma organização de representação regional a qual representará a micro região da Serra do Teixeira, região do Estado da Paraíba com grande relevância, histórica, econômica e ambiental.
Participaram da conferência inúmeros representantes de entidades entre elas as prefeituras de Matureia, Teixeira, Imaculada, Cacimbas, São José do Bonfim, Mãe D’Água, Santana dos Garrotes, São José de Princesa e Princesa Isabel, secretaria de meio ambiente do Governo do Estado, universidades UEPB, UFCG, IFPB Princesa Isabel, IFPB Patos, órgãos ambientais ICMBio, Policia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, ongs Mãos Abertas Movimento Franciscano, Acojabre, Centro Cidadania, Comunidade Quilombola de Manaíra, associações, representantes do setor privado e sociedade em geral.
Por Assessoria
OPERAÇÃO EUPHRACTUS Operação integrada do ICMBio, Polícia Ambiental e BPTran autua seis pessoas por caça de animais silvestres no Parque Nacional da Serra do Teixeira
INVESTIGAÇÃO Delegado seccional destaca investigação sobre mortes de cães e gatos em Teixeira após operação com cinco mandados de busca e apreensão
OPERAÇÃO ÁFONOS Polícia Civil deflagra operação e cumpre mandados em investigação contra maus-tratos e mortes de animais por envenenamento em Teixeira
Prisão Homem é morto a facadas neste domingo (16), em Teixeira; suspeito é preso em flagrante pela PM
SEGURANÇA Projeto Lutando pela Paz promove treino de jiu-jitsu com jovens em Teixeira-PB
PRISÃO Polícia Militar cumpre mandado de prisão preventiva por furto em Teixeira
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Homem monitorado por tornozeleira eletrônica e que já respondeu por homicídio é preso após agredir a esposa em Teixeira; suspeito estava escondido debaixo da cama
Sem solução Teixeira terá mais uma manifestação por respostas a casos de envenenamento de animais
POLICIAL Polícia Militar contém adolescente após agressões e danos em residência, em Teixeira Mín. 21° Máx. 35°