A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte) e em parceria com a Secretaria de Comunicação, realizou na manhã desta sexta-feira (24) uma ação de promoção ao ecoturismo, destacando as riquezas naturais e culturais da região.
Durante a atividade, uma comitiva formada pelo gerente de Turismo da Seculte, Túlio Xavier, pelo secretário de Comunicação, Daniel Almeida, e por equipes das duas secretarias visitou o setor Lajedos, próximo ao serrote Espinho Branco. O local, que é um verdadeiro "campo escola" para práticas como rapel, trilhas e escalada, foi palco de demonstrações esportivas e educativas.
“Estamos a apenas 2 quilômetros da zona urbana, em um setor que conta com um paredão de cerca de 20 metros de altura, sendo o primeiro setor de escalada desenvolvido em Patos. Essa proximidade e estrutura tornam o local ideal para visitantes e turistas que desejam se aventurar e interagir com a natureza,” explicou Túlio Xavier.
Além das práticas de aventura, o setor Lajedos está inserido no bioma Caatinga, exclusivo do Brasil, o que transforma cada passeio em uma oportunidade de educação ambiental. “Durante as atividades, apresentamos as espécies típicas da região, como juremas, aroeiras, xique-xique e mandacaru. É um aprendizado que une lazer e conscientização sobre a biodiversidade da nossa terra,” destacou o gerente de Turismo.
A visita também incluiu paradas estratégicas para contemplar as formações geológicas da região e o Rio da Cruz, que passa na base do serrote Espinho Branco, reforçando a interação com o meio ambiente e o contato direto com as riquezas naturais.
Essa ação marca o início de uma série de destaques que a Prefeitura de Patos irá promover em relação ao turismo local. O ecoturismo foi escolhido como ponto de partida, mas outros aspectos turísticos da cidade também serão valorizados, apresentando toda a diversidade de atrativos que o município tem a oferecer.
Por Secom - Prefeitura de Patos
Mín. 24° Máx. 33°