Segunda, 27 de Janeiro de 2025
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Banner Clima Sublime
Banner Hmais Onco
Banner Meu Bom Atacado
Brasil Ação judicial

Ministério Público move ação que busca laicizar a Fundação João Paulo II, mantenedora da Canção Nova

Padre Wagner Ferreira, presidente da instituição, manifestou sua discordância da ação: “Esse movimento quer tirar a finalidade de evangelização da FJP II”

25/01/2025 às 18h00 Atualizada em 27/01/2025 às 00h41
Por: Felipe Vilar Fonte: Canção Nova
Compartilhe:
Foto: Arquivo Canção Nova
Foto: Arquivo Canção Nova

O presidente da Comunidade Canção Nova e da Fundação João Paulo (FJP) II, padre Wagner Ferreira, veio a público nesta sexta-feira, 24, por meio de contas oficias da Canção Nova nas principais redes sociais, expor a existência de uma ação ajuizada pelo Ministério Público que busca laicizar a Fundação João Paulo II, criada pelo Monsenhor Jonas Abib e que é confessional em sua essência.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

No vídeo, o sacerdote define a situação como “delicada”. Padre Wagner esclarece que tanto a Comunidade Canção Nova quanto a Fundação João Paulo II, apesar de distintas, fazem parte de uma mesma obra, a Canção Nova.

“Padre Jonas Abib presidiu as duas instituições. Portanto, era entendimento comum da Canção Nova de que o presidente da comunidade fosse também presidente da FJP II. E assim trabalhamos durante estes anos sem qualquer dificuldade ou conflito”, enfatiza.

Continua após a publicidade
Banner Clima Sublime

O presbítero explica que, através da ação, o Ministério Público, responsável por zelar pela Fundação João Paulo II, entendeu que estava acontecendo nesta instituição uma “ingerência” da Comunidade Canção Nova. Sendo padre Wagner o presidente de ambas, o sacerdote explica que ficou compreendido que: “os membros da Canção Nova que fazem parte do Conselho Deliberativo da FJP II estivessem trabalhando para desvirtuar a finalidade da FJP II, até mesmo para desvirtuar propriedades da FJP II em benefício da Comunidade Canção Nova”.

Ele explica que existe uma parceria e afirma que o posicionamento da promotoria pública não é um posicionamento correto. “Agora, nós estamos com esse desafio. Temos um excelente suporte jurídico para nos defender diante destas alegações do Ministério Público que estamos completamente em desacordo”, acrescenta.

Continua após a publicidade
Banner Meu Bom Atacado

Padre Wagner recorda que Padre Jonas Abib afirmava em várias ocasiões, inclusive em documentos internos, que a FJP II foi criada da Canção Nova, vive nela e para ela. O presidente da comunidade e da FJP II assinala entender que o Ministério Público não demonstra a compreensão desta relação, logo indica que a FJP II precisa caminhar sem a presença dos membros da comunidade.

“A FJP II foi instituída para que a Canção Nova pudesse evangelizar pelos meios de comunicação. Anos depois, surgiu a Rede de Desenvolvimento Social. Hoje tanto a evangelização pelos meios de comunicação e a Rede de Desenvolvimento Social constam como objetivos e finalidades no estatuto da FJP II”, aponta.

O presbítero frisa que, na Justiça, será provado que o MP está tendo uma compreensão inadequada da FJP II. No vídeo, padre Wagner explica o desejo de abrir a questão para o conhecimento dos sócios evangelizadores, para que saibam o que está acontecendo.

“Olhando a história da Igreja, sabemos que muitas obras passam tribulações quando o fundador vem a falecer. É um desafio que estamos vivendo”, expõe. O sacerdote reitera a união dos membros da comunidade nas orações e ações para “vencer essa batalha”. Por fim, ele pede orações de todos para a resolução desta questão judicial. “Esse movimento quer tirar a finalidade de evangelização da FJP II. Nós que somos filhos do padre Jonas não podemos permitir isso”.

Fonte: Canção Nova

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 06h06 - Fonte: ClimaTempo
24°
Parcialmente nublado

Mín. 24° Máx. 33°

Ter 32°C 23°C
Qua 35°C 23°C
Qui 34°C 24°C
Sex 30°C 24°C
Sáb 35°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras