
No início da tarde desta quarta-feira, 29 de janeiro, por volta das 13h30, o Batalhão de Polícia Ambiental de Patos foi acionado para capturar um lagarto Teiú que apareceu dentro do Residencial Califórnia 01, localizado na Rua Lima Campos, próximo à Ponte do São Sebastião, no entroncamento com o centro da cidade.
Após notarem a presença do animal no ambiente, os moradores acionaram a guarnição, que rapidamente compareceu ao local e realizou a captura com os equipamentos necessários.
A equipe responsável pela ocorrência foi composta pelo Sargento Lisostenis, Cabo Hudson, Soldado Leonardo e Soldado Joel.
Ao Patos Online, o Soldado Leonardo informou que após a captura, o animal foi levado para a zona rural de São José de Espinharas, onde foi solto em seu habitat natural. Veja abaixo as imagens do resgate:
O lagarto Teiú (Salvator merianae), também conhecido como teju, é uma espécie comum no Nordeste, podendo atingir até 1,5 metro de comprimento. Apesar do tamanho impressionante, trata-se de um animal inofensivo para humanos, sendo importante para o equilíbrio ambiental. Ao se sentir ameaçado, porém, o Teiú pode usar sua longa cauda, fazendo movimentos vorazes para se proteger.
A Polícia Ambiental reforça a importância de não tentar capturar animais silvestres por conta própria e sempre acionar os órgãos competentes ao se deparar com situações semelhantes. O contato pode ser feito pelo disque 190, da PM.
Por Felipe Vilar - Patos Online
Ação educativa PRF e órgãos parceiros realizam ação educativa com foco no uso do cinto de segurança em Cajazeiras
Moto apreendida Polícia Militar apreende motocicleta roubada durante operação contra perturbação do sossego em Aguiar
Laudo pericial Laudo confirma que bebê de dois meses morreu por broncoaspiração e afasta hipótese de violência em Monte Horebe
Tragédia Bebê de apenas dois meses morre no Sertão da Paraíba; Polícia Civil aguarda laudo pericial para esclarecer as causas
Auxílio PRF na Paraíba auxilia Pessoa com Deficiência vindo de São Paulo a reencontrar família
Estupro Idoso de 80 anos é preso no Sertão da Paraíba por estupro de vulnerável Mín. 21° Máx. 37°