
O cantor Gusttavo Lima (sem partido) é o nome mais competitivo contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais de 2026, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (3/2). O cantor é o que fica mais próximo do petista em eventual segundo turno. Lula, no entanto, vence todos os candidatos de oposição em primeiro e segundo turno.
No cenário de disputa direta entre Gusttavo Lima e Lula, o cantor aparece com 35% das intenções de voto ante 41% do petista, o que equivale a uma diferença de 6 pontos percentuais. O levantamento ouviu 4,5 mil pessoas de 23 a 26 de janeiro.
A pesquisa sai uma semana depois de o mesmo instituto de pesquisa revelar que, pela primeira vez desde o início do mandato, o governo Lula é mais reprovado do que aprovado pelos eleitores. São 49% dos brasileiros que reprovam a gestão contra 47% que a aprovam.
Outros nomes da direita, como o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), do deputado Eduardo Bolsonaro (PL) e do ex-coach Pablo Marçal (PRTB), são menos competitivos, segundo o levantamento.
A pesquisa testou seis cenários de segundo turno. Em nenhum deles o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece, uma vez que ele está inelegível e não pode concorrer no pleito do próximo ano.
Em uma possível disputa entre Lula e Tarcísio no segundo turno, o petista aparece 9 pontos percentuais à frente. Lula tem 43% de intenções de voto contra 34% de Tarcísio.
Já contra Eduardo Bolsonaro (PL) ou Pablo Marçal (PRTB), Lula aparece com 44% ante 34% de ambos os candidatos.
Além dos nomes acima, foi testado um eventual segundo turno de Lula com os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Em ambos os cenários, a vantagem do petista é ampliada. Lula teria 45% de intenções de voto, ante 28% de Zema e 26% de Caiado.
A pesquisa também traz os cenários de primeiro turno, em que Lula varia de 30% a 33% e garante a liderança contra todos os demais candidatos.
Confira os quatro cenários de primeiro turno testados:

No cenário espontâneo, em que não são revelados os nomes aos entrevistados, Lula e Bolsonaro empatam com 9% cada; e só Gusttavo Lima é outro citado, com 1%.
Fonte: Metrópoles
Eleições 2026 Hugo Motta vê tendência de apoio do PT e de Lula à pré-candidatura de Lucas Ribeiro na Paraíba
Afunilando Damião Feliciano afirma que Aguinaldo Ribeiro será nomeado presidente da federação União Progressistas até o fim deste mês
Agenda política Nabor Wanderley participa de evento do governo Lula que vai garantir apoio ao Folia de Rua e ao Carnaval Multicultural de João Pessoa
Na sede da PF Carlos diz que médico foi ver Bolsonaro após soluços evoluírem para azia
Sem chance Prefeita de Guarabira diz que não prometeu voto a Efraim Filho, mas admite possibilidade de apoiá-lo no segundo turno
Operação Calvário Ricardo Coutinho comenta decisão de Gilmar Mendes e diz que foi vítima de perseguição política
Luto na política Ex-vice-prefeito José Enéas de Alencar morre aos 95 anos em Uiraúna
Reunião João Azevêdo e superintendente do Sebrae tratam sobre novas parcerias para interiorização do turismo e valorização do artesanato paraibano
Reivindicações Preso, Bolsonaro reivindica silêncio, Smart TV e comida caseira Mín. 22° Máx. 36°