Filho de empregada doméstica e padeiro, o jovem Diógenes Antônio da Silva, de 17 anos, não acreditava que seria capaz de entrar na faculdade de medicina. A origem humilde e a falta de recursos financeiros para pagar um cursinho desanimavam o rapaz, morador de Sousa, no Sertão paraibano, que achava que não teria condições de competir. Foi com o incentivo de amigos que ele mudou de ideia e conseguiu ser aprovado em oitavo lugar para o curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Diógenes, que ficou com 743,52 pontos no resultado geral das provas e 900 pontos na redação, contou que usava apostilas que encontrava na internet e videoaulas para estudar em casa, mas passava a maior parte do tempo na escola, o campus de Sousa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), onde cursou o técnico em Informática durante o ensino médio.
O jovem disse que sempre se interessou por medicina, mas, por achar que não tinha condições de entrar no curso, tinha a informática em mente. Ele foi incentivado pelos amigos, que insistiam que ele conseguiria passar. Diógenes lembra que pensou em desistir algumas vezes, mas o esforço foi recompensado.
Agora, o único obstáculo entre Diógenes e seu sonho é a situação financeira da família, que não tem condições de pagar as despesas de locomoção e estadia para que ele se mude para João Pessoa. A mãe de Diógenes vive de uma pensão e o auxílio do Bolsa Família.
Uma campanha foi criada na internet para arrecadar doações em dinheiro, além de roupas brancas, jaleco e itens de higiene pessoal para o rapaz. De acordo com Diógenes, ele já recebeu diversas doações na casa dele mesmo e diretamente na sua conta bancária. “Eu já recebi jaleco, sapato, alguns mantimentos e até um estetoscópio”, agradece.
As doações para Diógenes podem ser feitas para: Conta Poupança Caixa - Agência 0558 - Operação 013 - Conta 00058506-4 - Diógenes Antônio da Silva, ou entrar em contato diretamente com ele pelo telefone (83) 99141-2502.
Embora ainda não saiba ao certo qual especialidade da medicina escolherá no futuro, Diógenes afirmou que se interessa pelas áreas de neurologia e oncologia.
Clickpb
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°