Na manhã desta quinta-feira (6), um bebê de apenas 23 dias de vida, identificado como Heitor, sofreu um engasgo enquanto se alimentava com leite materno no Sítio Riacho Fundo, zona rural de São José de Espinharas, na região metropolitana de Patos.
A mãe da criança, Andreia Moreira, entrou em desespero ao perceber que o pequeno Heitor não conseguia respirar e pediu ajuda ao esposo, José Eudes, que imediatamente acionou o SAMU.
A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), composta pela enfermeira Guia Sousa, a técnica de enfermagem Aline e o condutor Santiago, dirigiu-se rapidamente ao local. Para ganhar tempo, os pais da criança seguiram em direção à equipe pela PB-275, onde o encontro foi realizado.
Ao chegar ao local, os profissionais constataram que o bebê estava desfalecido e com cianose (coloração azulada) na face e extremidades, indicando a gravidade da situação. Com muita calma, a equipe iniciou as manobras de desobstrução das vias aéreas, conseguindo reverter o quadro.
Após o atendimento emergencial, o bebê foi oxigenado e encaminhado à Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, onde foi recebido pela médica pediatra Dr. Ilana Andrade. Felizmente, todos os sinais vitais foram restabelecidos, e Heitor se recupera bem.
Por Patos Online
Com informações do Polêmica Patos
Mín. 23° Máx. 33°