
A deputada estadual Francisca Motta (Republicanos) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba na manhã desta terça-feira (11), para enaltecer a iniciativa do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) em mobilizar os prefeitos paraibanos a responderem um questionário essencial sobre as políticas e ações voltadas à primeira infância.
A iniciativa, conduzida pela presidência do conselheiro Fábio Nogueira, tem o objetivo de oferecer um diagnóstico mais abrangente sobre os cuidados destinados às crianças de 0 a 6 anos em todo o estado.
Francisca Motta enfatizou que seu mandato é sensível à causa da primeira infância e que tem trabalhado ativamente para garantir que as crianças paraibanas recebam a atenção necessária nos primeiros anos de vida.
Em sintonia com recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a deputada destacou a aprovação de um projeto de lei de sua autoria, que estabelece a priorização das necessidades das crianças de 0 a 6 anos no orçamento público da Paraíba.
"Esse projeto, sancionado rapidamente pelo governador João Azevêdo, tornou-se a Lei 13.380/2024, e já está em vigor”, ressaltou a deputada.
A parlamentar lembrou que estudos comprovam que a fase mais importante do desenvolvimento de uma criança ocorre entre 0 e 6 anos, reforçando a importância de investimentos públicos nesta fase da vida. Ela defendeu que tanto a Lei Orçamentária Anual (LOA) quanto o Plano Plurianual (PPA) devem contemplar e priorizar essa parcela da população, garantindo um futuro melhor para as crianças paraibanas.
"Por isso, é essencial que lutemos para que nossa LOA e nosso PPA não apenas contemplem, mas priorizem as crianças nos investimentos públicos, na fase mais importante de suas vidas", finalizou Francisca Motta.
A iniciativa do TCE-PB, aliada à nova legislação estadual, demonstra um avanço significativo na formulação de políticas públicas voltadas à primeira infância, reforçando o compromisso do estado com o bem-estar e o desenvolvimento das futuras gerações.
Por Assessoria
Ação parlamentar Entrega de ambulância e van com acessibilidade reforça a parceria institucional entre a Prefeitura de Patos e a deputada Francisca Motta
Crise hídrica Vereadores alertam para agravamento da crise hídrica em Patos e cobram soluções definitivas
Tá na Conta Câmara Municipal de Patos efetua pagamento do salário de dezembro aos servidores
ACIDENTE Animal solto provoca grave acidente com feridos na BR-361, em Patos, na noite desta sexta-feira (19)
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Mín. 23° Máx. 32°