Sábado, 15 de Fevereiro de 2025
Banner JC Motos
Banner Hmais Onco
Banner Clima Sublime
Banner Meu Bom Atacado
Banner A Dois
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Policial Protesto

Policiais civis, penais e militares realizam protesto em frente à granja do governador, em João Pessoa, e cobram reajuste salarial

Este é o terceiro protesto da categoria, em 2025, por melhorias salariais.

14/02/2025 às 18h30 Atualizada em 15/02/2025 às 01h14
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com g1 PB
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Os policiais civis, militares e penais da Paraíba realizam, na manhã desta sexta-feira (14), um protesto em frente à Granja Santana, residência oficial do governador João Azevêdo, em João Pessoa. A manifestação busca melhores condições salariais para toda a categoria, que alega desvalorização profissional diante das propostas apresentadas pelo governo estadual.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Durante o ato, os manifestantes interditaram uma das faixas da Avenida Ministro José Américo de Almeida (Beira-Rio), onde fica localizada a Granja Santana. No local, eles realizam uma assembleia geral unificada para definir os próximos passos da mobilização.

 

Continua após a publicidade
Banner Meu Bom Atacado

Terceiro protesto em 2025

Este é o terceiro protesto da categoria neste ano. As manifestações anteriores ocorreram nos dias 8 e 22 de janeiro, quando policiais se reuniram em diferentes pontos da capital para cobrar reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

No protesto de 22 de janeiro, a categoria realizou uma passeata na Avenida Epitácio Pessoa, partindo da orla de Tambaú e seguindo até a sede da Vice-Governadoria da Paraíba. Já no ato do dia 8, os manifestantes saíram do Centro Administrativo do Estado, em Jaguaribe, e caminharam até o Centro de João Pessoa.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Críticas à proposta do governo

Os policiais reivindicam um reajuste salarial que atenda às necessidades da categoria, argumentando que a proposta do governo não representa um aumento real nos vencimentos. O presidente da Associação dos Policiais Penais da Paraíba, Wágner Falcão, criticou a incorporação da bolsa desempenho ao salário, alegando que a medida não traz ganho efetivo e ainda gera aumento da carga tributária sobre os servidores.

"O Governo desvaloriza a polícia quando vem e faz uma proposta que não coaduna com nossas necessidades. Na verdade, ele apresentou 5% de aumento para os servidores de uma forma geral, situação que não nos atende. Primeiro que, para polícia, não cai como 5% porque há uma incorporação de uma bolsa que ele diz que é um aumento de 20%, mas não é. Essa bolsa de desempenho já faz parte do nosso vencimento e, ao ser atrelada ao salário, começa a incidir imposto. Ou seja, o policial perdeu dinheiro", afirmou.

Posicionamento do Governo do Estado

Em nota, o Governo da Paraíba defendeu que tem investido na valorização profissional e na melhoria da infraestrutura da segurança pública. Entre as medidas citadas estão:

  • Incorporação da bolsa desempenho ao salário;
  • Reajuste linear de 5% para os servidores estaduais;
  • Reforço do efetivo policial, com mais de 2.800 novas vagas e a entrada de novos oficiais.

Apesar disso, os policiais cobram uma negociação direta com o governador João Azevêdo e afirmam que, até o momento, não houve diálogo por parte da gestão estadual. Com a mobilização desta sexta-feira, a categoria mantém a pressão por uma proposta mais vantajosa.

Por Patos Online
Com g1 PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 03h07 - Fonte: ClimaTempo
23°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 37°

Dom 36°C 22°C
Seg 34°C 23°C
Ter 34°C 23°C
Qua 33°C 23°C
Qui 36°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras