Nesta sexta-feira, dia 14, foi concluído o curso de Estágio de Identificação Veicular, que contou com a participação de 36 alunos, entre integrantes das polícias Militar da Paraíba e do Rio Grande do Norte, além de agentes de trânsito das cidades de Patos e Campina Grande.
O curso teve uma carga horária total de 138 horas/aula, com a ministração de treze disciplinas que envolveram tanto atividades pedagógicas quanto práticas, proporcionando uma formação completa e aprimorada para os participantes.
A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu neste sábado, dia 15, no auditório da STTRANS. O evento contou com a presença de autoridades, incluindo o Subcomandante do BPTRAN da Paraíba, Major Castro, o Comandante da 4ª CPTRAN, Capitão Ozivan, e o Superintendente da STTRANS, Elucinaldo Laurindo.
O Major Castro destacando a importância do curso para a segurança no trânsito. “É importante o policial militar, o profissional que trabalha na rua, seja o policial militar, seja o agente de trânsito, ele está devidamente capacitado, não apenas, entendendo e conhecendo a verificação documental ou a situação do condutor do veículo, mas é importante ele aprofundar esse conhecimento, sabendo que aquele veículo a ser abordado, ele pode ter alguma adulteração nos seus sinais identificadores”, ressaltou.
Ainda de acordo com o Major Castro, durante a parte prática do curso os alunos identificaram 30 veículos entre carros e motocicletas em condições de adulteração em seus sinais identificadores.
O curso foi ministrado pelo 1º Sargento Murussi, da Polícia Militar do Tocantins, trazendo sua expertise para capacitar os participantes na identificação veicular, contribuindo para o reforço da segurança no trânsito e a prevenção de crimes relacionados a veículos.
“A gente veio trazer conhecimento teórico sobre esse enfrentamento a essa modalidade criminosa e posteriormente a gente foi fazer a parte prática em vários municípios aqui da região do sertão paraibano. E tivemos êxito, onde foi recuperado vários veículos durante essa etapa de final do curso”, comentou.
O superintendente da STTRANS, Elucinaldo Laurindo destacou a parceria com a Polícia Militar para a realização da formação que é um marco para a superintendência e para o município de Patos.
“Agradecer à Polícia Militar da Paraíba, agradecer aos agentes de trânsito que puderam participar e à sociedade, tenho certeza que teremos frutos positivos com um trânsito mais seguro em nossa cidade”, falou.
Secom – Prefeitura de Patos
Mín. 22° Máx. 35°