O Nacional de Patos conquistou uma vitória crucial na tarde/noite deste domingo (16), ao bater o Auto Esporte por 3 a 1 no Estádio José Cavalcanti, em Patos, em jogo atrasado da quinta rodada do Campeonato Paraibano. O resultado tirou o time sertanejo da zona de rebaixamento e empurrou o alvirrubro para seu lugar, restando apenas uma rodada para o fim da competição.
A primeira etapa refletiu a situação das duas equipes na tabela, com um futebol pouco criativo e sem grandes emoções. O equilíbrio, no entanto, foi quebrado nos acréscimos. Aos 48 minutos, Derick, do Auto Esporte, cometeu uma falta perigosa na entrada da área e recebeu o cartão vermelho direto, deixando sua equipe com um a menos para todo o segundo tempo.
Com superioridade numérica, o Nacional não demorou para se impor no jogo. Logo aos 2 minutos da segunda etapa, Robinho abriu o placar para o Canário do Sertão. O time seguiu pressionando e, aos 10, ampliou a vantagem com Vitor Alagoano, que converteu uma cobrança de pênalti. Apenas quatro minutos depois, Kevin acertou um belo chute da entrada da área e marcou o terceiro gol do time da casa, praticamente selando o triunfo.
O Auto Esporte ainda ensaiou uma reação com Ray Sapé, que descontou aos 20 minutos. No entanto, a equipe alvirrubra viu suas chances diminuírem drasticamente quando Alex foi expulso aos 29, deixando o time com dois jogadores a menos. O Nacional, então, apenas administrou a vantagem até o apito final.
Com a vitória, o Nacional chegou aos 9 pontos e saltou para a sexta colocação, escapando momentaneamente do rebaixamento. Já o Auto Esporte, com 7 pontos, caiu para a zona da degola, embora tenha a mesma pontuação do Esporte de Patos, que está fora do Z2 pelos critérios de desempate.
A última rodada será decisiva para definir quem permanecerá na elite do futebol paraibano. O Nacional enfrentará o Treze, novamente no José Cavalcanti, enquanto o Auto Esporte terá um confronto difícil contra o Serra Branca, no Almeidão. Ambos os jogos estão marcados para a próxima quinta-feira (20), às 20h15.
A expectativa agora é de uma rodada final emocionante, com quatro equipes lutando contra o rebaixamento e cada ponto sendo fundamental para a permanência na Primeira Divisão do Campeonato Paraibano.
Por Felipe Vilar - Patos Online
Mín. 22° Máx. 37°