
Na manhã desta segunda-feira (17), Agentes de Trânsito do setor operacional e de fiscalização da Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos (STTRANS) realizaram uma manifestação em frente à sede da autarquia. O protesto, organizado pelo Sindicato dos Agentes de Trânsito de Patos (SINATRAN-PATOS), teve como objetivo reivindicar o reajuste do salário-base da categoria e denunciar o sucateamento operacional do órgão.
De acordo com o sindicato, o salário-base dos agentes, que já foi equivalente a quase dois salários mínimos, atualmente está abaixo do valor do mínimo vigente. O último reajuste ocorreu no ano passado, após um congelamento de sete anos, mas o percentual concedido foi considerado insuficiente para repor as perdas inflacionárias e a redução do poder de compra dos servidores.
Além da questão salarial, os agentes denunciam o que classificam como abandono administrativo da STTRANS. Segundo eles, as viaturas estão sem manutenção adequada, há escassez de talonários para fiscalização e falta comunicação eficiente entre a coordenação e os servidores. O sindicato aponta que a comunicação da coordenação de fiscalização ocorre de forma restrita a um grupo de WhatsApp com apenas uma parte dos agentes, sem planejamento ou instruções claras sobre as atividades operacionais. Isso tem resultado em um trabalho descoordenado e na precarização do atendimento à população.
Diante desse cenário, os Agentes de Trânsito protocolaram, nesta manhã, um segundo ofício solicitando uma reunião com o prefeito Nabor Wanderley. A categoria busca discutir não apenas o reajuste salarial, mas também as progressões funcionais da carreira e os problemas internos enfrentados na autarquia. Até o momento, não houve um posicionamento oficial da gestão municipal sobre as reivindicações.
Em posicionamento enviado ao Patos Online, o superintendente da STTrans, Elucinaldo Laurindo, disse ser normal as cobranças do sindicato, mas informou que houve várias melhorias na autarquia e no salário dos agentes de trânsito ao longo dos últimos meses.
Elucinaldo destacou um aumento de 7% nos vencimentos dos agentes no ano passado (2024) e a implantação de 30% de periculosidade. O superintendente também disse ter feito melhorias nas estruturas para fiscalização e trabalho, com a aquisição de novos veículos, como 4 motocicletas, uma camionete, um Gol, além de um automóvel doado pelo Governo do Estado da Paraíba.
Ouça mais detalhes abaixo:
Por Patos Online
Com Assessoria/SINATRAN
Envenenamento Moradora registra ocorrência após gato ser encontrado morto com sinais de envenenamento em Patos
Fase final Novo Aeroporto de Patos entra em fase final e passa por inspeção para inauguração completa
Primeira Infância Prefeitura de Patos assina ordem de serviço para construção do primeiro Centro de Referência da Primeira Infância da Paraíba
Ascensão Héber Tiburtino toma posse como vereador na noite desta terça-feira (16)
Agradecimento Moradoras do Itatiunga agradecem retorno do abastecimento após diversos dias enfrentando problemas
Ação solidária Jovem mobiliza solidariedade para ajudar família venezuelana em situação de vulnerabilidade em Patos
Voto de Aplauso Vereador Jônatas Kaiky apresenta voto de aplauso ao jovem atleta patoense João Lucas por conquista nacional no karatê
Solidariedade Francisca Motta se solidariza com a família e lamenta falecimento de Edvaldo Pontes Gurgel
Luto! Morre aos 90 anos o aposentado Edvaldo Pontes Gurgel, em Patos Mín. 23° Máx. 36°