
Na manhã desta segunda-feira (17), Agentes de Trânsito do setor operacional e de fiscalização da Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos (STTRANS) realizaram uma manifestação em frente à sede da autarquia. O protesto, organizado pelo Sindicato dos Agentes de Trânsito de Patos (SINATRAN-PATOS), teve como objetivo reivindicar o reajuste do salário-base da categoria e denunciar o sucateamento operacional do órgão.
De acordo com o sindicato, o salário-base dos agentes, que já foi equivalente a quase dois salários mínimos, atualmente está abaixo do valor do mínimo vigente. O último reajuste ocorreu no ano passado, após um congelamento de sete anos, mas o percentual concedido foi considerado insuficiente para repor as perdas inflacionárias e a redução do poder de compra dos servidores.
Além da questão salarial, os agentes denunciam o que classificam como abandono administrativo da STTRANS. Segundo eles, as viaturas estão sem manutenção adequada, há escassez de talonários para fiscalização e falta comunicação eficiente entre a coordenação e os servidores. O sindicato aponta que a comunicação da coordenação de fiscalização ocorre de forma restrita a um grupo de WhatsApp com apenas uma parte dos agentes, sem planejamento ou instruções claras sobre as atividades operacionais. Isso tem resultado em um trabalho descoordenado e na precarização do atendimento à população.
Diante desse cenário, os Agentes de Trânsito protocolaram, nesta manhã, um segundo ofício solicitando uma reunião com o prefeito Nabor Wanderley. A categoria busca discutir não apenas o reajuste salarial, mas também as progressões funcionais da carreira e os problemas internos enfrentados na autarquia. Até o momento, não houve um posicionamento oficial da gestão municipal sobre as reivindicações.
Em posicionamento enviado ao Patos Online, o superintendente da STTrans, Elucinaldo Laurindo, disse ser normal as cobranças do sindicato, mas informou que houve várias melhorias na autarquia e no salário dos agentes de trânsito ao longo dos últimos meses.
Elucinaldo destacou um aumento de 7% nos vencimentos dos agentes no ano passado (2024) e a implantação de 30% de periculosidade. O superintendente também disse ter feito melhorias nas estruturas para fiscalização e trabalho, com a aquisição de novos veículos, como 4 motocicletas, uma camionete, um Gol, além de um automóvel doado pelo Governo do Estado da Paraíba.
Ouça mais detalhes abaixo:
Por Patos Online
Com Assessoria/SINATRAN
Unifip Digital Semana do Consumidor Unifip Digital: invista no seu futuro com 30% de desconto
Nova chance Atendimento para regularizar o título de eleitor na Paraíba teve início nesta segunda-feira, 16 de março
São João 2026 Com um dia a mais de festa, São João de Patos terá Bell Marques, Menos é Mais, Iguinho e Lulinha, projeto Dominguinho com João Gomes e mais; confira as novidades do lançamento
Nota de falecimento Familiares comunicam o falecimento de Sandra Pereira Fernando, aos 54 anos
Fim de mandato Nabor anuncia, em tom de despedida, que renunciará à Prefeitura de Patos em abril para disputar o Senado
Trânsito Paraíba terminou 2025 com quase 1,8 milhão de veículos, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba
São João 2026 Prefeitura de Patos e Coollab Creative divulgam programação oficial do São João de Patos 2026
Feira do Gado Obras da nova Feira do Gado de Patos recebe implantação do sistema hidráulico, proteção de rampas e início do piso
SINE PB Sine-PB oferece vagas de emprego em Patos a partir desta segunda-feira (16) Mín. 23° Máx. 34°