O Palmeiras manteve vivo o sonho do inédito tetracampeonato paulista. Na noite desta quinta-feira (20), o Verdão venceu o Botafogo-SP, por 3 a 1, de virada, no Allianz Parque, e evitou a eliminação precoce.
Faltando apenas uma rodada, o Palmeiras é o terceiro colocado do Grupo A, com 20 pontos, contra 22 dos líderes São Bernardo e Ponte Preta. O Bernô ainda entra em campo nesta quinta-feira (20), contra a Portuguesa, e garante a classificação antecipada com um empate.
A derrota depois de quatro jogos acaba com as chances de classificação do Botafogo-SP, que apenas cumpre tabela na rodada final. Com 11 pontos, o time de Ribeirão Preto é o terceiro colocado do Grupo A.
Precisando da vitória para continuar na briga pela classificação, o Palmeiras começou a partida em cima do Botafogo-SP. Em lances parecidos antes dos 10 minutos, Richard Ríos exigiu grande defesa de João Carlos em chute no canto e depois assustou o goleiro adversário com uma finalização rente a trave.
O Verdão também chegou com perigo pelo alto. Estêvão cobrou escanteio e Murilo cabeceou para fora, enquanto João Carlos só observou. Aos 20, Marcos Rocha marcou por cobertura após saída errada da zaga do Botafogo-SP, mas o gol foi anulado depois do árbitro ser chamado pelo VAR por falta do lateral em Sabit Abdulai.
A pressão no Palmeiras aumentou cinco minutos depois. No contra-ataque após bola perdida por Piquerez, Jonathan Cafu escapou em velocidade pela direita e cruzou rasteiro. Alexandre Jesus finalizou de primeira e estufou as redes de Weverton. Mas a alegria do Botafogo-SP durou apenas três minutos.
Aos 28, Estêvão fez linda jogada individual, passou por três adversários e tocou com extrema categoria na saída de João Carlos, marcando um golaço e levantando a torcida no Allianz. Apesar da pressão alviverde, o primeiro tempo terminou 1 a 1.
O panorama não mudou depois do intervalo. Em busca de espaço na defesa adversária, o Palmeiras rodava a bola de um lado para o outro, mas abusava dos cruzamentos para a área. E foi assim que Anibal Moreno assustou em cabeçada pela linha de fundo após escanteio cobrado por Raphael Veiga.
A partida ficou aberta e os dois times criaram boas chances. Estêvão ficou com a sobra após bate e rebate dentro da área e cabeceou no travessão. A resposta do Botafogo-SP veio no contra-ataque. Em lance parecido ao primeiro gol, Alejo recebeu cruzamento rasteiro e chutou em cima de Weverton.
De tanto pressionar, o Palmeiras marcou aos 31 minutos. Confusão na área do Botafogo-SP após escanteio cobrado e Facundo Torres, quase em cima da linha, completou para o gol.
O alívio do torcedor palmeirense veio aos 39. Lançamento na área do Botafogo-SP, Raphel Veiga ajeita, Richard Ríos deixa a bola passar e Luighi, de primeira, acerta o ângulo de João Carlos.
Palmeiras: 3º colocado do Grupo D, com 20 pontos
Botafogo-SP: 3º colocado do Grupo A, com 11 pontos
Mirassol (F): 23/02, 18h30 (de Brasília) - Campeonato Paulista
Novorizontino (C): 23/02, 18h30 (de Brasília) - Campeonato Paulista
Fonte: ESPN
Mín. 22° Máx. 38°