
Alyson Rhyan Perônico Soares Alves, um jovem de origem humilde do sítio São Bento, no município de São José do Bonfim, no Sertão da Paraíba, está realizando um sonho que parecia distante: cursar Letras na Universidade de São Paulo (USP), uma das mais prestigiadas do Brasil. Aos 18 anos, ele deixou sua terra natal e embarcou rumo a São Paulo no último sábado, 22 de fevereiro, para dar início a essa nova fase de sua vida acadêmica.
Filho de agricultores, Alyson sempre enxergou a educação como um meio para transformar sua realidade. Sua trajetória de sucesso começou no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Patos, onde concluiu o curso técnico em Edificações. Foi lá que ele se destacou, alcançando 920 pontos no Enem, resultado que lhe garantiu a aprovação em duas universidades em São Paulo, optando pela USP.
A história de Alyson também inspirou sua mãe, Maria Cristina Perônico Soares, de 41 anos, que decidiu retomar os estudos e vai cursar Serviço Social. “Nossa caminhada foi muito difícil, principalmente no começo, pois eu precisava levá-lo à cidade todos os dias. Enfrentamos muita chuva, lama e os perigos de voltar para casa à noite. Mas, com a graça de Deus, conseguimos superar”, conta Maria Cristina, emocionada.
Atualmente, Maria Cristina trabalha como visitadora no programa “Criança Feliz” em São José do Bonfim e vem buscando se aperfeiçõar através de cursos oferecidos pelo programa. Assim como o filho, ela encontrou na educação uma ferramenta para continuar crescendo e construindo um futuro melhor.
Alyson não apenas se destacou nos estudos, mas também desenvolveu uma paixão pela literatura. Ele escreveu um livro de poesias, que pretende publicar futuramente. Sua vocação para a educação foi incentivada pela professora Adriana Martins Cavalcante, que o inspirou a seguir a carreira docente. Agora, na USP, seu grande objetivo é tornar-se professor e ajudar outros jovens a enxergarem a educação como uma porta para um futuro melhor.

A trajetória de Alyson Rhyan é um reflexo do poder transformador da educação, capaz de mudar vidas e realidades. Sua história não é apenas sobre um jovem que venceu as dificuldades do Sertão e conquistou uma vaga em uma grande universidade, mas também sobre determinação, apoio familiar e o impacto que a educação pode gerar em toda uma comunidade.
Agora, vivendo em São Paulo, Alyson inicia um novo capítulo de sua jornada com grandes expectativas para o futuro, carregando consigo suas raízes, o apoio da família e a certeza de que a educação pode abrir portas para quem ousa sonhar e persistir.
Por Patos Online
Com informações do Portal TV Sol
Concurso público Governo do Estado homologa resultado do concurso para professor da Secretaria da Educação
Destaque SESI Patos tem cinco projetos do ensino médio premiados na FENECIT e garante vagas para representar o Brasil na Itália, Peru, São Paulo e Amapá
FENECIT Estudantes do SESI Patos conquistam 1º lugar na categoria engenharia em feira científica no Recife e vão representar o Brasil na Itália
FENECIT Trio de Catingueira, estudantes do SESI Patos, conquista 1º lugar em Ciências Agrárias na Fenecit 2025 — e poderá apresentar projeto na Itália
Contas reprovadas TCE reprova as contas da Educação do Estado relativas a 2022 e imputa débito a ex-secretário
Concurso público IFPB prorroga inscrições do concurso para professor com salários de até R$ 13 mil
Investigação MEC aciona PF e anula três questões do Enem após possível vazamento
Questões de exatas Enem 2025: 2º dia de prova reúne mais de 142 mil candidatos na PB; veja horários
Cacimbas-PB Prefeitura de Cacimbas parabeniza equipe do CEI Rinalda Paz da Silva pela Mostra Pedagógica do projeto “Pequenos Leitores” Mín. 22° Máx. 37°