Terça, 22 de Abril de 2025
Banner JC Motos
Banner Chacara Canaa
Banner Clima Sublime
Banner Dra Joyce
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Política Novas regras

Hugo Motta proíbe banners e cartazes e exige traje formal no Plenário da Câmara

Segundo Motta, a utilização de cartazes e outros materiais prejudica o andamento dos trabalhos legislativos, transformando os debates em discussões infrutíferas e ofensivas.

26/02/2025 às 23h00 Atualizada em 27/02/2025 às 11h43
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), determinou, por meio de dois atos internos, a proibição do uso de cartazes, panfletos e demais objetos de manifestação no plenário Ulysses Guimarães e nas salas das comissões. Além disso, estabeleceu que apenas pessoas trajadas adequadamente poderão circular nesses espaços.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A decisão foi publicada no Diário Oficial da Câmara e justificada como uma medida para preservar a ordem e o decoro parlamentar. Segundo Motta, a utilização de cartazes e outros materiais prejudica o andamento dos trabalhos legislativos, transformando os debates em discussões infrutíferas e ofensivas.

Nova regra de vestimenta

Um dos atos reforça regras sobre vestimentas, exigindo que os presentes utilizem "traje passeio completo ou uniforme", conforme determinações anteriores da Mesa Diretora. Todos os parlamentares e assessores devem estar devidamente identificados com o botton parlamentar.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Caso haja descumprimento das normas, o Departamento de Polícia Legislativa poderá ser acionado para garantir a aplicação das determinações.

 

Continua após a publicidade
Banner A Dois

Reação a conflitos no Plenário

A medida ocorre poucos dias após um embate acalorado entre deputados governistas e oposicionistas, que trocavam gritos como "sem anistia" e "Lula ladrão" no plenário, exibindo cartazes e dificultando o andamento das votações.

Na ocasião, a sessão estava sendo conduzida pela terceira secretária da Mesa, Delegada Katarina (PSD-SE), que teve dificuldades para controlar os parlamentares. Motta precisou intervir, assumindo o comando e repreendendo os deputados.

— O presidente está aqui para garantir a ordem. Não vamos permitir que esse ambiente político prejudique a nossa convivência. Não estou aqui para dizer o que cada deputado deve ou não defender, mas estou aqui para garantir que o regimento será cumprido — declarou Motta.

Ele também reforçou que não aceitará um comportamento de "jardim de infância" e que não será um presidente "frouxo" diante das tensões no Congresso.

As novas decisões geraram diferentes reações entre os parlamentares. Enquanto alguns veem as normas como uma tentativa de disciplinar o ambiente legislativo, outros a criticam como um cerceamento da liberdade de expressão dentro do Parlamento.

Com a nova determinação, Hugo Motta busca impor maior controle sobre os debates na Câmara, evitando que manifestações acaloradas interfiram no andamento das sessões.

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 17h06 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 33°

Qua 35°C 20°C
Qui 35°C 20°C
Sex 33°C 22°C
Sáb 35°C 22°C
Dom 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras