Quinta, 17 de Julho de 2025
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Banner Prime Veiculos
Banner Psique
Banner JC Motos
UNIFIP
Locais Advertência

Ex-agente da PF e psicólogo afirma que o Carnaval aumenta o consumo de drogas e, muitas vezes, transforma alegria em tristeza na vida das pessoas

Deusimar lembrou que o carnaval é culturalmente associada ao consumo de drogas legais e ilegais, e tem a tendência de provocar desvios de comportamento até mesmo em pessoas normais

28/02/2025 às 18h30 Atualizada em 01/03/2025 às 16h34
Por: Genival Júnior Fonte: Genival Junior
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

O ex-policial federal e psicólogo Deusimar Guedes disse ao jornalista Misael Nóbrega, da Rádio Universidade FM de Patos (97,9), que o aumento no consumo de drogas lícitas e ilícitas durante o Carnaval pode ser considerado um fator preponderante para o crescimento das estatísticas de violência. 

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Segundo Deusimar, por ser um evento prolongado e culturalmente associado ao consumo de drogas legais e ilegais, o Carnaval tende a provocar desvios de comportamento, até mesmo em pessoas consideradas normais, o que em muitos casos leva as pessoas a ter alterações após o consumo dessas substâncias.

“A grande maioria das pessoas que vão brincar o Carnaval consome drogas, sejam elas legais ou ilegais, e há um consumo exagerado desse tipo de substância durante o carnaval. Eu costumo dizer que o maior problema em relação ao consumo de drogas não é a dependência, mas sim o que as pessoas fazem quando estão sob efeito delas, porque até mesmo indivíduos considerados normais e ordeiros, acabam fazendo coisas que jamais fariam se estivessem lúcidos. Já aqueles que têm alguma tendência à criminalidade, muitas vezes, cometem atos inimagináveis”, explicou Deusimar Guedes.

Deusimar acrescentou que mais de 60% dos homicídios costumam ocorrer nos fins de semana, quando as pessoas estão sem trabalhar e há um aumento considerável no consumo de álcool e outras drogas, o que contribui para o crescimento dos casos de roubos, furtos, assaltos, acidentes de trânsito e outros crimes contra a família e a ordem social.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Ele finalizou incentivando as famílias e a sociedade em geral a manterem o alerta para evitar o exagero no consumo de drogas, como forma de prevenir arrependimentos no período pós-festa.

Quem é Deusimar Guedes

Educador físico, psicólogo e advogado. Especialista em Criminologia e Psicologia Criminal Investigativa. Ex-agente especial da Polícia Federal Brasileira, sócio da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas e do Instituto Brasileiro de Justiça e Cidadania, além de autor de livros sobre drogas.


Deusimar Guedes - Crédito: Misael Nóbrega/Rádio Espinharas FM
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 15h06 - Fonte: ClimaTempo
34°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 34°

Sex 34°C 19°C
Sáb 34°C 19°C
Dom 32°C 20°C
Seg 34°C 21°C
Ter 35°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras