
O ex-policial federal e psicólogo Deusimar Guedes disse ao jornalista Misael Nóbrega, da Rádio Universidade FM de Patos (97,9), que o aumento no consumo de drogas lícitas e ilícitas durante o Carnaval pode ser considerado um fator preponderante para o crescimento das estatísticas de violência.
Segundo Deusimar, por ser um evento prolongado e culturalmente associado ao consumo de drogas legais e ilegais, o Carnaval tende a provocar desvios de comportamento, até mesmo em pessoas consideradas normais, o que em muitos casos leva as pessoas a ter alterações após o consumo dessas substâncias.
“A grande maioria das pessoas que vão brincar o Carnaval consome drogas, sejam elas legais ou ilegais, e há um consumo exagerado desse tipo de substância durante o carnaval. Eu costumo dizer que o maior problema em relação ao consumo de drogas não é a dependência, mas sim o que as pessoas fazem quando estão sob efeito delas, porque até mesmo indivíduos considerados normais e ordeiros, acabam fazendo coisas que jamais fariam se estivessem lúcidos. Já aqueles que têm alguma tendência à criminalidade, muitas vezes, cometem atos inimagináveis”, explicou Deusimar Guedes.
Deusimar acrescentou que mais de 60% dos homicídios costumam ocorrer nos fins de semana, quando as pessoas estão sem trabalhar e há um aumento considerável no consumo de álcool e outras drogas, o que contribui para o crescimento dos casos de roubos, furtos, assaltos, acidentes de trânsito e outros crimes contra a família e a ordem social.
Ele finalizou incentivando as famílias e a sociedade em geral a manterem o alerta para evitar o exagero no consumo de drogas, como forma de prevenir arrependimentos no período pós-festa.
Educador físico, psicólogo e advogado. Especialista em Criminologia e Psicologia Criminal Investigativa. Ex-agente especial da Polícia Federal Brasileira, sócio da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas e do Instituto Brasileiro de Justiça e Cidadania, além de autor de livros sobre drogas.
Espetáculo Natalino Espetáculo natalino da Comunidade Católica Shalom é realizado nesta segunda-feira no Patos Shopping
Postos de trabalho Patos inicia a semana com a maior oferta de empregos da Paraíba
Ação solidária Ação solidária liderada pelo empresário Gutemberg Segundo distribui mais de 300 cestas básicas em bairros de Patos
Pedido de ajuda Moradora pede ajuda para cão de rua ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha Mín. 23° Máx. 32°