
O vereador Jônatas Kaiky apresentou, durante sessão ordinária na última quinta-feira (27), um requerimento à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Patos solicitando a presença de um intérprete de Libras nas sessões legislativas. A proposta tem como objetivo garantir acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência auditiva, permitindo que acompanhem as discussões, propostas e decisões do Legislativo municipal.
Na justificativa do requerimento, o vereador destaca que a iniciativa está alinhada à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que assegura o direito à comunicação acessível. Segundo ele, a medida fortalece a participação democrática e amplia a transparência da Câmara, permitindo que cidadãos com deficiência auditiva tenham pleno acesso ao conteúdo das sessões.
“A democracia deve ser para todos. Garantir que as pessoas com deficiência auditiva tenham pleno acesso aos debates e decisões desta Casa é um passo fundamental para fortalecer a participação popular”, ressaltou Jônatas Kaiky.
O parlamentar enfatizou ainda que a adoção desse recurso demonstra o compromisso da Câmara com a equidade e o respeito à diversidade, promovendo um ambiente mais inclusivo no Legislativo municipal.
A iniciativa é um marco na luta pela acessibilidade e inclusão no município, garantindo que todos os cidadãos tenham voz e acesso às decisões que impactam suas vidas.
Por Assessoria
Aprovação Prefeita Rosalba Mota alcança quase 90% de aprovação em São José do Bonfim
Eleições 2026 Maioria dos paraibanos ainda não definiu voto para deputado estadual em 2026, aponta pesquisa
Conquista R$ 1.500.000,00: vereador Emano Araújo, em parceria com o deputado Mesinho Lucena, anuncia investimentos para saúde e esporte em Patos-PB
Legislativo Política de berço ou paixão em cuidar do povo? O trabalho incansável de Samuel Pinto em Patos
Imposto Câmara aprova projeto que prevê cobrança de tributo sobre o serviço de streaming audiovisual
Na Câmara Maikon Minervino declara apoio irrestrito ao prefeito Nabor Wanderley: “Se tem um babão, se chama Maikon”
Novembro Azul Francisca Motta conclama homens paraibanos a cuidarem da saúde no Novembro Azul
Isenção do IR Senado aprova e ampliação da isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil deverá valer já em 2026
Agradecimento Prefeita de Malta, Ana Peixoto, e líder político Nael Rosa recebem agradecimentos do Judiciário por apoio ao TRE em reunião com o desembargador Oswaldo Trigueiro Mín. 22° Máx. 36°