
O carnaval de Patos-PB já foi marcado por tradições inesquecíveis, onde a alegria e a criatividade dos foliões transformavam as ruas e clubes da cidade em verdadeiros cenários de festa.
Entre as diversas manifestações culturais da época, três eventos se destacavam: o corso pelas ruas, o tradicional mela-mela da AABB e as grandiosas festas noturnas no Patos Tênis Clube, que ganhava uma decoração especial assinada pelo renomado artista plástico Perigoneto.
O corso era uma das maiores atrações dos carnavais antigos em Patos. Carros decorados e cheios de foliões percorriam as principais ruas da cidade, lançando confetes e serpentinas, enquanto os ocupantes dançavam e animavam os espectadores. Esse desfile se tornou um símbolo de criatividade, onde cada veículo se tornava um palco ambulante de festa e animação. Famílias, amigos e blocos organizados disputavam para ver quem apresentava a melhor decoração e os trajes mais inusitados. Em meio a alegria, a irreverência também não podia faltar.
Outro marco inesquecível dos carnavais patoenses era o mela-mela da AABB. Durante as tardes de folia, a área do clube se transformava em um verdadeiro campo de batalha de alegria, onde os foliões se sujavam com amido de milho, tinta colorida. Graxa de sapato, talco, óleo e outros ingredientes que faziam parte da tradição. Era um momento de descontração e irreverência, onde todos participavam sem distinção, celebrando a festa com muita música e diversão.
Se durante o dia a animação tomava conta das ruas e da AABB, à noite, os bailes carnavalescos do Patos Tênis Clube eram o grande destaque. O clube se tornava um espaço sofisticado e deslumbrante, decorado pelo talentoso artista plástico Perigoneto.
Seu trabalho minucioso criava um ambiente mágico, com cores vibrantes, máscaras gigantes e cenários temáticos que encantavam os foliões. As marchinhas e os frevos ao som da Orquestra de Hermes Brandão embalavam a festa até o amanhecer, reunindo pessoas de todas as idades em um verdadeiro espetáculo de brilho e tradição.
Os antigos carnavais de Patos-PB deixaram uma marca na memória de muitos patoenses. O corso, o mela-mela, o Rei Momo e os bailes do Patos Tênis Clube faziam parte de uma época de ouro da folia na cidade. Hoje, as lembranças desses momentos ainda são revividas por aqueles que tiveram o privilégio de vivenciá-los, mantendo viva a tradição e a essência do verdadeiro carnaval patoense.
Espetáculo Natalino Espetáculo natalino da Comunidade Católica Shalom é realizado nesta segunda-feira no Patos Shopping
Crise hídrica Vereadores alertam para agravamento da crise hídrica em Patos e cobram soluções definitivas
Tá na Conta Câmara Municipal de Patos efetua pagamento do salário de dezembro aos servidores
ACIDENTE Animal solto provoca grave acidente com feridos na BR-361, em Patos, na noite desta sexta-feira (19)
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Mín. 23° Máx. 32°