
Em parceria com a 2ª Secretaria da Mulher da Assembleia Legislativa da Paraíba e a Bancada Feminina da Casa de Epitácio, o mandato parlamentar da deputada estadual Francisca Motta (Republicanos) lançou, nesta terça-feira (11), um Guia de Combate à Violência Doméstica e Familiar.
A proposta faz parte de um conjunto de ações integradas que se iniciam em março e serão intensificadas ao longo de todo o ano, com foco no fortalecimento da rede de apoio e no combate à violência doméstica e familiar, principalmente no interior da Paraíba.
O lançamento ocorreu na tribuna da Assembleia, durante a 5ª Sessão Ordinária da Casa, com o apoio da imprensa estadual e dos parlamentares presentes. Inspirado nas diretrizes do Instituto Maria da Penha, o guia apresenta, de forma simples e ilustrativa, os tipos de violação de direitos contra as mulheres e os canais mais rápidos para denúncia.
“A CPI do Feminicídio da Assembleia trouxe à tona a realidade do machismo e da misoginia na Paraíba. Mulheres do interior, especialmente aquelas que vivem na zona rural, estão entre as principais vítimas de violência familiar. Como presidente da 2ª Secretaria da Mulher aqui na Casa, iremos fazer com que este instrumento chegue ao maior número possível de mulheres, para que, com informação, elas possam pedir ajuda e quebrar o ciclo da violência”, destacou a deputada.
Maria da Penha Virtual
Além das centrais de emergência em caso de violência doméstica, o guia elenca os principais órgãos responsáveis por acolher, encaminhar e proteger a vida das mulheres. Lançado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, o aplicativo Maria da Penha Virtual está disponível no guia e pode ser acessado pelo celular, por meio de um QR Code.
O guia será encaminhado para os movimentos de mulheres, as secretarias municipais da Mulher, os Centros de Referência, Conselhos, Unidades de Saúde e escolas públicas da Paraíba.
Assessoria
Segurança Nova lei garante segurança especial para autoridades que atuam contra o crime organizado na Paraíba
Impeachment Oposição suspende recesso para pressionar por impeachment de Moraes, anuncia Cabo Gilberto
Tentativa de fuga Paraguai entrega Silvinei Vasques à PF na fronteira com o Brasil
Prisão Zambelli apanha na cadeia e advogado consegue transferência de cela
Eleições 2026 Lula lidera cenários de 1º turno e empata com Flávio, Tarcísio, Michelle e Ratinho no 2º turno, aponta levantamento do Paraná Pesquisas
Preso Condenado pelo STF, ex-diretor da PRF Silvinei Vasques é preso em aeroporto no Paraguai Mín. 23° Máx. 37°