Um levantamento realizado pelo Patosonline.com aponta que pelo menos sete lideranças políticas de Patos e região já estão sendo especuladas como possíveis pré-candidatas nas eleições de 2026.
O cenário atual apresenta alguns nomes novos e outros bastante conhecidos do eleitorado, que terão como principal desafio disputar os votos de Patos e região, bem como nas demais regiões do estado, visando conseguir um bom espaço para alavancar seus projetos políticos. Confira:
Olívia Motta – O grupo Motta deve indicar Olívia Motta, pelo Republicanos, para ocupar o espaço político da deputada estadual Francisca Motta, que, após sete eleições e 26 anos como deputada estadual, deve deixar a carreira política em dezembro do próximo ano. Ainda não é certo se Olívia fará dobradinha com seu irmão, o deputado Hugo Motta, que também é cotado para disputar o Governo da Paraíba.
Ramonilson Alves – O ex-juiz e candidato a prefeito de Patos, Ramonilson Alves, avalia disputar novamente o mandato de deputado estadual. Ramonilson ainda não confirmou a informação nem se posicionou em relação à nova sigla que deverá ocupar, uma vez que o PSDB está em fase de ser finalizado.
Dr. Érico Djan – Quem também está sendo especulado é o ex-deputado estadual Dr. Érico Djan, que poderá se aproximar novamente do governador João Azevêdo (PSB) para disputar as eleições do próximo ano, na tentativa de voltar à Assembleia Legislativa. Dr. Érico já mantém conversas com o ex-prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, com quem pode fazer dobradinha.
Josmá Oliveira – O vereador Josmá Oliveira (MDB) também tem seu nome cotado para disputar novamente o mandato de deputado estadual, podendo fazer dobradinha com o Cabo Gilberto Silva (PL), seu principal apoiador na cidade de Patos. Josmá foi eleito pelo MDB, mas ainda não detalhou como pretende enfrentar a situação do cenário nacional, uma vez que é bolsonarista raiz, mas o partido pode manter-se próximo ao campo da esquerda, na reeleição do presidente Lula.
Cicinho Lima – O suplente de deputado estadual Cicinho Lima, que ocupa interinamente o cargo, também é outro que deve disputar novamente a cadeira. Cicinho foi secretário executivo de Estado da Cultura, no governo João Azevêdo, e disse recentemente que pretende usar o espaço que está tendo para ampliar sua experiência política e apresentar seu trabalho ao eleitorado.
Lenildo Morais – O diretor executivo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e ex-prefeito de Patos, Lenildo Morais, tem seu nome novamente cotado para sair candidato à Câmara Federal. Lenildo recebeu mais de 4 mil votos em Patos em 2022 e pode ser o principal representante do campo da esquerda em 2026.
Segundo Domiciano – O ex-prefeito de São José do Sabugi, Segundo Domiciano (DEM), é outro que já se movimenta em busca de uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba nas eleições de 2026. Com uma trajetória consolidada em sua cidade, ele começa a articular sua presença em diversas regiões do estado, utilizando a experiência em sua gestão municipal para fortalecer sua base política. O gestor pertence à base política do senador Efraim Filho, que pode sair candidato ao governo da Paraíba.
Marcos Alves – O ex-prefeito de Salgadinho, Marcos Alves, também já tem seu nome cotado para a disputa do próximo ano. Marcos Alves foi reeleito pelo PSDB em 2020 e, em 2024, apoiou Erivan Júlio, eleito prefeito do município pelo PSB. Ele já vem atuando para tentar ampliar sua base política visando o pleito do próximo ano.
Mín. 22° Máx. 36°