
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quarta-feira (12), uma sessão especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Apesar de toda a publicidade promovida pelo próprio Legislativo em defesa das mulheres, o Plenário da Casa foi preenchido quase exclusivamente por elas.
Dos 36 deputados estaduais, apenas um homem compareceu à sessão - o deputado Cicinho Lima (PP). Nem mesmo o presidente da ALPB, Adriano Galdino (Republicanos), ou qualquer outro representante da Mesa Diretora esteve presente.
A ausência quase total de parlamentares homens não apenas demonstra a falta de compromisso com questões urgentes da sociedade, mas também evidencia um problema estrutural mais profundo: a negligência e a indiferença do poder legislativo, historicamente dominado por homens, em relação se atualizar sobre as pautas que envolvem a vida e a segurança das mulheres.
Durante a sessão, a deputada Jane Panta questionou as ausências e fez um alerta contundente: "Não são as mulheres que matam mulheres, e sim os homens". De fato, o combate à violência de gênero não pode ser uma responsabilidade exclusiva das vítimas e de suas representantes.
O simbolismo dessa ausência masculina é marcante. Ele reforça a percepção de que, para muitos, o Dia Internacional da Mulher não passa de uma data protocolar, sem impactos práticos. Essa omissão se reflete no cotidiano, onde os números de violência contra a mulher e feminicídios seguem alarmantes.
Por Angélica Nunes Laerte Cerqueira
Segurança nas UPAs Em sessão ordinária, Vereadora Perla Gadelha solicita reforço da Guarda Municipal nas UPAs
Eleições 2026 Prefeita da maior cidade do Cariri paraibano declara apoio a Nabor ao Senado
Dosimetria Senado aprova PL da Dosimetria que beneficia Bolsonaro e presos pelo 8/1
Dosimetria CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria e texto vai ao plenário
MAIS ÁGUA CAGEPA confirma ampliação da adutora de Coremas após pedidos de Hugo e Francisca Motta
POSSE Advogado Héber Tiburtino toma posse como vereador na Câmara Municipal de Patos
Lei aprovada! Câmara Municipal de Patos aprova Lei de autoria do Vereador Jônatas Kaiky que denomina escola em homenagem à educadora Maria do Carmo Lima da Silva
Concurso público Câmara de Matureia lança concurso público com 3 vagas para níveis fundamental, médio e superior
Concurso público Inscrições do concurso público da Prefeitura de Condado são prorrogadas; confira Mín. 23° Máx. 35°