
O leito do rio Taperoá, em Cabaceiras, no Cariri paraibano, apresentou uma impressionante transformação após as fortes chuvas que atingiram a região. Imagens registradas por populares nesta terça-feira (18) mostram a força das águas correndo de ponta a ponta no rio, que costuma secar em períodos de estiagem.
No vídeo, gravado na ponte da rodovia PB-148, é possível observar a chegada da enchente e rápida elevação do nível da água em menos de um minuto, alterando drasticamente a paisagem antes marcada pela seca. Cabaceiras, conhecida como a ‘Roliúde Nordestina’ por servir de cenário para diversas produções cinematográficas, agora se destaca pelo renascimento do Taperoá.
Veja o vídeo abaixo:
As chuvas mais intensas no Cariri foram registradas nas cidades de Santo André e Parari, com acumulados impressionantes de 219 e 203 milímetros, respectivamente, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA). Em Taperoá, foram contabilizados 94,5 milímetros. Até o fechamento desta matéria, a AESA não havia disponibilizado dados pluviométricos relacionadas ao município de Cabaceiras.
O fluxo das águas segue em direção ao Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, um dos principais reservatórios do estado, responsável pelo abastecimento de Campina Grande e várias outras cidades paraibanas. A cheia do rio renova a esperança dos moradores da região, que enfrentam períodos severos de seca, e reforça a importância das chuvas para a manutenção dos recursos hídricos no Cariri.
Por Patos Online
CORREIOS Sindicalista fala sobre greve dos Correios em Patos
MANIFESTAÇÃO Direita Patos convoca para Carreata da Família pela Liberdade“ neste sábado (12)
NA JUSTIÇA Perfil de Lucas Veloso é removido do Instagram por determinação judicial após descumprimento de medida protetiva contra a ex-companheira, Géssica Muniz
INFRAESTRUTURA PB-141 ganha pavimentação para impulsionar economia e mobilidade no Agreste paraibano
GREVE Trabalhadores dos Correios na Paraíba decidirão sobre greve nesta quinta-feira (10)
INFRAESTRUTURA Nova Perimetral impulsiona economia, turismo e mobilidade no Alto Sertão da Paraíba
ENERGISA ORIENTA Energisa orienta clientes a não fixarem adesivos e ornamentações nas caixas de medidores de energia
PADRE FABRÍCIO Padre Fabrício destaca missão do sacerdote como instrumento de acolhimento e promoção da vida
ASTRONOMIA NO SERTÃO Dr. Mário Leitão realiza nova expedição para definir local de observatório astronômico em Mãe d’Água Mín. 21° Máx. 35°